Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Governo do Estado apresenta diagnóstico da água na Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga

30/08/2009
"Usuários de água e sociedade em geral poderão conhecer no próximo dia 10 de setembro (quinta-feira), o diagnóstico da situação dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga, com as demandas, disponibilidades, conflitos e oportunidades atuais, relacionadas à água. O diagnóstico abrange o chamado Sistema Hidrográfico de Planejamento de Recursos Hídricos (SHPRH Jacutinga Ariranha) que engloba o conjunto das bacias hidrográficas, circunvizinhas à Bacia do Rio Jacutinga, que também deságuam no Rio Uruguai.

Os dados, que fazem parte da segunda etapa dos estudos para elaboração de um Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica, serão apresentados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), durante o 2º Encontro Regional que acontecerá em Concórdia e em Seara. (Veja programação no link: Programação).

“Será uma oportunidade para conhecer a situação da água na bacia hidrográfica e os problemas existentes, para que a sociedade civil, os usuários de água e o poder público possam definir ações estratégicas que permitam a sustentabilidade hídrica a curto, médio e longo prazos”, explica o secretário da SDS, Onofre Agostini.

O Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga objetiva realizar um amplo diagnóstico participativo da situação atual das águas na bacia