Rio Itapocu e Bacias Contíguas

COMITÊ ITAPOCU PARTICIPA DA ASSEMBLEIA DA AVEVI E APRESENTA O CADASTRO DE USUÁRIOS DE ÁGUA Destaque

24/02/2016
Karine Holler, secretária executiva do Comitê Itapocu. Karine Holler, secretária executiva do Comitê Itapocu.

No dia 24 de fevereiro, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da AVEVI, na dependência da Câmara de Vereadores em Massaranduba, entre diversos assuntos abordados, destacou-se a gestão de recursos hídricos, onde participaram os integrantes do Comitê Itapocu, Sergio V. Santini (Presidente do Comitê), Karine Holler (secretária executiva), Bruno Jahn (consultor) e Felipe de Oliveira (Geógrafo).

Primeiramente foi apresentado aos vereados aspectos físicos da bacia hidrográfica e o funcionamento do Comitê Itapocu. Foi explanado também o Plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica e por fim foi destacado a importância da realização do Cadastro de Usuários de Água.

O Cadastro de Usuários de Agua de SC, tem como objetivo conhecer quem usa, como usa, onde usa e para que usa as águas superficiais e subterrâneas estaduais, a fim de garantir o consumo para todos os atuais e futuros usuários. Nele, será realizado uma auto declaração, informando dados sobre captações, lançamentos ou qualquer outra interferência que alterem o regime de escoamento dos corpos d'água. O sistema de cadastramento é online e totalmente gratuito. Ressaltando que será feito apenas por aqueles que utilizam água para exercerem suas atividades e dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos do Estado de Santa Catarina.

O Comitê anuncia que realizará nos dias 23 e 30 de março capacitações do Cadastro de Usuário de Água.