Rio Itapocu e Bacias Contíguas

É Realizado Ciclo de Cursos de Educação Ambiental

31/10/2013

Durante o mês de outubro, foram implementados cursos de educação ambiental em Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Joinville e Guaramirim, municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, com o intuito de abordar conhecimentos sobre a bacia do Itapocu e a gestão de seus recursos hídricos.

Fruto de uma das ações previstas no Plano de Trabalho do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO de 2013, o ciclo de cursos de Educação Ambiental (EA) aconteceu no decorrer do mês de outubro em Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Joinville e Guaramirim, municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. Cada curso teve 20 horas/aula e teve a pauta embasada na abordagem de conhecimentos sobre a bacia do Itapocu e a gestão de seus recursos hídricos. Como material de apoio utilizou-se a cartilha institucional do Comitê Itapocu e a maquete da bacia do Itapocu desenvolvida durante o primeiro curso de EA do ano. Em cada um dos municípios foi realizada uma aula de campo, na qual se visitou as margens de um rio/ribeirão e fez-se um estudo de caso acerca da situação visualizada. Os cursos foram ministrados pelos concluintes do “Curso para Formação de Educadores Ambientais para a Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu” que se propuseram a serem multiplicadores. O público alvo abrangido foi composto por profissionais da educação, agricultura, meio ambiente, defesa civil, agentes da saúde, gestores públicos, lideranças comunitárias e demais interessados, e envolveu cerca de 160 pessoas.