Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu entrega certificados aos participantes do curso de educadores ambientais

30/07/2013
"O Comitê Itapocu e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu - AMVALI, realizaram a entrega dos certificados aos participantes do curso ""Formação de Educadores Ambientais para Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu"" na tarde do dia 29 de julho de 2013. A cerimônia contou com a presença do Presidente da AMVALI - Prefeito Dieter Janssen, do Promotor de Justiça - Dr. Alexandre Schmitt dos Santos, do Coordenador Regional de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina - Antonio Edival Pereira, da consultora do Comitê Itapocu Anja Meder Steinbach e do secretário executivo do comitê - Alessandro Hansen Vargas.
Também foi apresentada e aprovada uma carta aberta aos prefeitos dos 13 municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, escrita pelos participantes do curso, que será encaminhada posteriormente aos prefeitos."
"O curso formou 52 educadores ambientais e aconteceu nos meses de maio e junho, todas as sextas-feiras, das 8 às 17 horas, na sede da AMVALI, totalizando 40 horas/aula. Promovido pelo Comitê Itapocu e pela AMVALI, o curso contou como apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS e abordou diversos temas inerentes a problemática ambiental relacionada à Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.
Durante a cerimônia, a consultora do Comitê Itapocu, Anja Meder Steinbach afirmou que ""o curso foi mais um tijolo na construção de uma política de proteção da água na bacia do Itapocu"". Na oportunidade também foram entregues aos participantes do curso as maquetes confeccionadas durante as aulas ministradas, além de bolsas ecológicas, canecas e camisetas do Comitê Itapocu.
A seguir foi realizada a leitura e aprovação de uma carta aberta escrita pelos participantes do curso que será encaminhada aos prefeitos dos 13 municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.
Esta inclui um conjunto de medidas em ambiente urbano e rural, elencadas pelos participantes do curso, e que poderiam ser tomadas para viabilizar a gestão adequada da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu a fim de proporcionar melhor taxa de infiltração da água no solo e menor velocidade do escoamento superficial da água.
O comitê também pede aos prefeitos dos 13 municípios da bacia e, em especial, a AMVALI, que promovam, na medida do possível, a ampla discussão e adoção das sugestões discorridas na carta.
Solicita ainda, que a AMVALI seja estimulada a continuar o trabalho de apoio ao Comitê Itapocu, dando o costumeiro suporte aos seus trabalhos e ampliando sua ação na área do saneamento ambiental e da gestão dos recursos hídricos da bacia do Rio Itapocu, seja através da oferta de novas turmas para Educadores Ambientais, seja na execução de eventos e de planejamentos voltados a área ambiental.

A cópia na íntegra da carta aberta aos prefeitos da bacia do Rio Itapocu está disponível para consulta e download no seguinte link: