Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Workshop sobre Monitoramento Hidrometeorológico na Bacia do Itapocu é realizado em Schroeder

06/05/2013
O Colegiado de Defesa Civil da AMVALI juntamente com a EPAGRI/CIRAM e a Câmara Técnica Prevenção de Cheias e Desastres Naturais do Comitê Itapocu realizaram na tarde do dia 7 de maio de 2013 o “Workshop sobre Monitoramento Hidrometeorológico”. A reunião ocorreu nas dependências do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), no município de Schroeder.
Estiveram presentes o Vice Prefeito de Schroeder - Moacir Zamboni, o Presidente do Comitê Itapocu - Sergio Victor Santini, o Diretor da SDR de Jaraguá do Sul - Valério Verbinen, o Coordenador Regional de Defesa Civil - Antônio Edival Pereira e demais autoridades.
"O evento foi iniciado pelo Diretor de Defesa Civil de Schroeder, Sérgio Rosnir Voigt, que apresentou a estrutura atual de defesa civil do município. Sérgio elucidou que a defesa civil de Schroeder foi criada no ano de 1973 e desde 2005 vem sofrendo reestruturações a fim de suprir a emergente demanda de ocorrências pertinentes à mesma, principalmente após a ocorrência dos desastres climáticos que assolaram o estado de Santa Catarina em 2008.
Entre as principais medidas que vem sendo tomadas pode-se salientar a realização de cadastros, a partir de 2010, junto ao CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais) para a instalação de pluviômetros semi-automáticos e automáticos nas comunidades