Rio Itajaí

Semana da água reúne cerca de 150 participantes Destaque

24/10/2018

Entre os dias 24 a 29 de setembro aconteceu a Semana da Água, uma campanha educativa e de cidadania desenvolvida desde 1999 pelo Comitê do Itajaí. As ações  foram realizadas nas cidades de Blumenau, Itajaí e Rio do Sul.  Este ano o tema foi: “Água, você sabe para onde vai?”, destacando a importância do armazenamento de águas na Bacia do Itajaí em três diferentes escalas: armazenamento em nível da Bacia Hidrográfica e armazenamento urbano em nível municipal. Para tanto, foram abordados os seguintes temas: Armazenamento de água em planícies de inundação e Gerenciamento de água pluvial urbana.

“O objetivo da semana da água foi envolver a população da Bacia do Itajaí na discussão e atividades práticas voltadas às questões ambientais ligadas à água, concentrando os esforços na busca do envolvimento de todos os fatores sociais. O evento teve como intuito desenvolver uma consciência ambiental comunitária sobre a importância da manutenção e melhoria da qualidade e quantidade da água na bacia do Itajaí, para o desenvolvimento econômico e social de toda a região”, explica o presidente do Comitê do Itajaí, Cleber Andrei Seemann Stassun.

Como abertura do evento, foi realizado o Passeio no Barco Escola. O objetivo da ação foi realizar uma vivência a bordo do Barco Escola, com trajeto no Rio Itajaí. Os temas abordados no passeio foram: ambientes marinhos, biodiversidade, atividades de pesca, atividades portuárias e náuticas, navegação, embarcações, contexto histórico e cultural, meio ambiente. Ainda nesse dia, aconteceram as seguintes oficinas: “Pavimentos Permeáveis: requisitos e especificações; Projeto: dimensionamento de pavimentos permeáveis; Concreto permeável: conceito e desempenho; e Aplicação de técnicas compensatórias (vista a Casa Modelo)”, e a palestra "Detenção das Águas Pluviais no Controle de Enchentes Urbanas no Estado do Paraná".

Durante a programação, também foi desenvolvida a Oficina de Capacitação, oferecida para professores da rede pública das cidades de Itajaí, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Navegantes. A capacitação abordou os seguintes temas: Ciclo hidrológico; Bacia Hidrográfica; Mata ciliar; e Bacia do Rio Itajaí. Para finalizar a Semana da Água, aconteceu a Palestra "Mapeamento de Planícies de Inundação a Partir de Dados Srtm: Contribuições para Análise de Exposição a Inundações na Bacia do Rio Itajaí", e a oficina "Água na bacia hidrográfica: Mecanismos de ocorrência de Desastres Hidrológicos".

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na Semana da Água, entre acadêmicos, professores, membros da defesa civil do Vale do Itajaí e comunidade em geral. A Semana da Água também foi destaque na imprensa do Vale do Itajaí. Sites, rádio, TV’s e blogs divulgaram o evento.