Rio Itajaí

Fórum de Prevenção aos Riscos de Desastres

12/09/2018

Entre os dias 14 e 16 de agosto ocorreu o XI Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, cujo tema principal foi Terraplanagem e Desastres: boas práticas auxiliam na mitigação de impactos. Entre os assuntos tratados estavam às implicações e responsabilidades no controle de terraplanagem e prevenção de riscos, legislação de terraplanagem, a importância de aplicar a proposta de regulamentação das atividades de terraplanagens dos municípios do auto Vale do Itajaí, meio ambiente e o quanto as mudanças climáticas influenciam nos desastres naturais.

A secretária executiva do Comitê do Itajaí, Simone Gomes Tralesky, apresentou a Proposta de Regulamentação das Atividades de Terraplanagem para os municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. A regulamentação já foi apresentada ao Comitê do Itajaí. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes, entre acadêmicos e professores dos cursos de engenharia civil e direito das universidades FURB e UNIFEB, membros da defesa civil da cidade de Blumenau e comunidade em geral.

No segundo dia de evento, as palestras abordaram sobre a utilização da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização aplicada à gestão do território e sobre o impacto do uso e ocupação de encostas e obras de terraplanagem na potencialização do desastre.

No terceiro dia, os presentes também puderam participar de oficinas sobre: utilização da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização aplicada à gestão do território; Impactos do uso e ocupação de encostas e obras na terraplanagem na potencialização de desastres, uma análise de casos práticos. Para finalizar o XI Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, foi realizada a saída técnica com praticas de aprendizagem, sobre o que foi abordado nas oficinas.