Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo

Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas

Comitê Babitonga promove atividade de coleta de resíduos na bacia do rio Cubatão, mesma ação denominada World Cleanup Day Destaque

21/09/2023

No último sábado, 16 de setembro, o Comitê Babitonga realizou atividade de coleta de resíduos nas proximidades do Rio Amazonas, situado na Zona Industrial Norte de Joinville, na bacia do rio Cubatão. O evento teve como propósito conscientizar a comunidade sobre a relevância de manter o meio ambiente limpo e seguro, bem como destacar os perigos associados às doenças transmitidas por mosquitos que se reproduzem em resíduos acumulados com água.

A ação teve início na sede do Comitê Babitonga, localizada na Universidade da Região de Joinville - Univille, com a realização de dinâmicas educativas para os participantes que foram orientados sobre o tempo de decomposição dos resíduos e a importância de adotar práticas sustentáveis. Foi enfatizada a necessidade de preservar os rios, fundamentais para assegurar água em quantidade e qualidade para as futuras gerações.

Após as orientações, os voluntários se dirigiram para a margem do rio Amazonas alguns participantes realizaram a coleta no leito do rio, sendo coletados diversos resíduos tais como: como pneus, placas de sinalização plástico, madeira, papel e vidro. Destaca-se ainda que com auxílio da equipe da Gerência Regional de Saúde de Santa Catarina, houve a identificação de larvas de mosquitos em resíduos que acumulavam água, ressaltando a importância do descarte adequado dos resíduos.

A ação contou com a participação de membros do Comitê Babitonga, professores e estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univille, membros da comunidade local e representantes da Gerência Regional de Saúde de Santa Catarina. Essa colaboração abrangente demonstra a importância do engajamento de diferentes setores da sociedade na promoção de práticas sustentáveis e na preservação do meio ambiente.

O Comitê Babitonga, ao promover essa iniciativa, busca mobilizar a sociedade em prol de práticas sustentáveis e do cuidado com o meio ambiente. A mensagem principal é clara: é fundamental que cada indivíduo assuma a responsabilidade de destinar corretamente os resíduos gerados, evitando a poluição da natureza e preservando nossos recursos naturais.

Essa ação representa um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e consciente, onde o cuidado com os rios e a preservação do meio ambiente são prioridades para garantir um planeta saudável para todos.