Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo

Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas

Comitê Babitonga participa de ação de limpeza nas ilhas da Babitonga Destaque

04/04/2023

No dia 25/03, ocorreu a 3ª Ação de Limpeza nas Ilhas da Babitonga que envolveu cerca de 300 pessoas, entre moradores e visitantes de São Francisco do Sul. A força-tarefa foi composta por 16 embarcações que se dedicaram a retirar lixos e resíduos das ilhas e manguezais da Baía da Babitonga, trazendo ao continente para o descarte adequado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, a força tarefa retirou 1.100 kg de materiais, divididos em 600 kg de lixo (rejeito), e 510kg de resíduos, dentre eles 260 kg de plástico, 140 kg de vidro e 110 kg de papel e papelão. Um número expressivo que demonstra o sucesso da mobilização, mas infelizmente, traz à tona um grande problema da população, o ato de descartar incorretamente estes materiais, o que demanda um processo de sensibilização ambiental.

O Comitê Babitonga, ficou responsável pela face oeste da Ilha Grande. Em cerca de 2 horas foram retirados aproximadamente 350 kg de resíduos do local.

Entre os materiais coletados, o mais evidente foi o plástico, destacando, as garrafas plásticas. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), são necessários pelo menos 450 anos para que uma garra plástica se decomponha e desapareça do meio ambiente. O que evidencia o quanto ainda precisamos evoluir quando falamos em consumo consciente.

Além da limpeza nas ilhas, o evento também contou com a Feira Cultural e Ambiental, que ofereceu atrações educativas, ecológicas e culturais, possibilitando aos participantes refletir sobre seus hábitos de consumo e suas relações com os resíduos e com o mar.

Faça a sua parte todos os dias!

#lixoeresiduo #babitonga #ilhasdababitonga #comitebabitonga #consumoconsciente #ODS