Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Dia do Meio Ambiente: Comitê Chapecó e Irani ressalta papel do trabalho conjunto Destaque

05/06/2024

Nesta quarta, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) faz alusão ao ano de 1972 quando, neste mesmo dia, acontecia a Conferência de Estocolmo. O momento foi um marco diante da assimilação dos desafios crescentes quanto ao aquecimento global, a poluição dos rios e mares, entre outros efeitos da ação humana sobre a Terra.

Considerando a relevância da data, o protagonismo dos Comitês de Bacias Hidrográficas, vistos como o Parlamento das Águas, é sempre lembrado. No contexto do Comitê Chapecó e Irani, a amplitude das discussões vem à tona em dias como este. “O Comitê traz a discussão e leva informações a sociedade não só sobre a água, mas o meio ambiente de maneira geral, afinal, tudo na natureza está interligado. O Comitê tem sido ativo participando de eventos, proferindo palestras, instigando a sociedade a pensar melhor sobre a qualidade e quantidade de água que quer e fazer o seu melhor uso para garantir que não falte”, expressa o Vice-Presidente do órgão, Adir Faccio.

O representante do Comitê ressalta a disponibilidade dos Comitês de Bacia em prol de ações de combate a tragédias como as enchentes recentes no Rio Grande do Sul. “É fundamental o poder público, a sociedade civil e os usuários de água procurarem o Comitê e permitir que participe das discussões, afinal, o Comitê tem um Plano de Recursos Hídricos com um Plano de Ação, Metas e Objetivos pensados no que ocorreu no passado, está ocorrendo no presente e vislumbrando o futuro, portanto, tem subsídios para ajudar a sociedade a vencer os obstáculos e a permitir que a recuperação ocorra”, detalha.

Diante das problemáticas ambientais e sua relação com o pouco planejamento urbano ainda visualizado em território brasileiro, o Vice-Presidente manifesta a necessidade de diálogos construtivos entre os setores sociais rumo a mudanças. “Também, os Comitês devem levar o Plano de Recursos Hídricos para as reuniões e discussões de Planejamento Urbano, falar sobre o documento que é o guia para a gestão das águas na bacia hidrográfica, o documento que traz planos, metas e ações que devem ser realizadas para que se tenham menos problemas com desastres naturais e se reduzam as vulnerabilidades do meio urbano, porém, as lideranças e a sociedade devem querer isso, caso contrário, nada poderá ser feito e melhorado da forma como deve ser”, finaliza.

O professor Dr. Jairo Marchesan - Coordenador Geral da Entidade Executiva de Fortalecimento aos Comitês de Bacias Hidrográficas - Grupo Uruguai Oeste vinculado à Universidade do Contestado (UNC) - contextualiza a história do Dia Mundial do Meio Ambiente, enfatizando a importância dessa data. "O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 05 de junho de 1972, em Estocolmo, na Suécia, por ocasião da Conferência Mundial do Meio Ambiente. Foi a primeira vez que as lideranças mundiais pararam para refletir sobre os problemas socioambientais globais e suas consequências. É uma data para chamar atenção de toda a sociedade pelos problemas ambientais que se apresentam, bem como, promover a compreensão e reflexão das causas e consequências das alterações e efeitos negativos ambientais, além de estimular a sociedade a contribuir no processo pela busca da minimização ou resolução dos problemas socioambientais que lhe afligem", sublinha.

Marchesan acentua a relevância dos debates e reflexões acerca do meio ambiente. "As questões ambientais precisam ser incorporadas por todos cotidianamente. Afinal, as pautas ambientais estão na ordem do dia. Dito de outro modo, é preciso colocá-las em nossas agendas diárias, seja, refletindo permanentemente sobre as mesmas em nossas relações e condições de produção, consumo e descarte, além das questões políticas, econômicas e de justiça social. Por isso, a necessidade de mobilizar amplamente e sistematicamente a sociedade para conhecer e reconhecer os seus problemas ambientais, mas, sobretudo, se envolver no processo da busca de soluções para aquilo que lhe afeta negativamente", finaliza.