Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Última etapa do Planejamento Estratégico do Comitê Chapecó e Irani Destaque

05/06/2024

O Comitê Chapecó e Irani realizou no dia 28/05 a última etapa do Planejamento Estratégico. Um momento derradeiro e decisivo para concluir essa importante ferramenta, que traça as prioridades para o futuro do CBH. A elaboração do Planejamento Estratégico é um processo de reflexão de longo prazo e constrói, de forma conjunta, as metas e estratégias para contribuir com as atribuições legais do Comitê em prol da gestão da água no território.

“A construção dos resultados do planejamento estratégico do Comitê Chapecó e Irani foi excelente, houve participação efetiva e o comprometimento dos representantes das organizações-membro ficou evidente, considerando a definição dos objetivos estratégicos e o início da construção do plano estratégico de ação. Agora daremos prosseguimento com o monitoramento do planejamento e detalhamento das próximas atividades em reuniões mensais,” destaca o Engenheiro e moderador do Planejamento Estratégico, Rafael Leão, vinculado a Entidade Executiva Universidade do Contestado.

Para a Professora Aline de Almeida Mota, representante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), “A última etapa ocorreu dentro do esperado. As discussões foram boas, avançamos em todos os pontos que precisávamos”.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta essencial para nortear as ações futuras do Comitê. Cada etapa possibilitou um momento singular para aprofundar os temas, elencar as prioridades, pontuar os desafios e promover uma reflexão sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, internas e externas do Comitê. Trata-se de um trabalho criterioso para definir os rumos do CBH.

A conclusão do Planejamento Estratégico coroa um trabalho desenvolvido de forma conjunta, com critérios claros e muito bem delimitados. Um processo que exigiu o esforço de toda a equipe do CBH, bem como a participação expressiva dos representantes das organizações-membros. Trata-se de um mecanismo que, além de nortear as ações do Comitê, proporcionará uma nova perspectiva de obtenção dos melhores resultados para os próximos anos, com ações mais estratégicas e assertivas.