Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Câmara Técnica do Setor Hidrelétrico se reúne e elege novo coordenador Destaque

21/11/2023

Na tarde de quinta-feira, dia 16 de novembro, os membros da Câmara Técnica Para Tratar de Assuntos Relacionados à Empreendimentos do Setor Hidrelétrico na Região Hidrográfica 02 de Santa Catarina (CTSH), representantes de organizações-membro do colegiado, e membros da Entidade Executiva Universidade do Contestado estiveram reunidos por meio de videoconferência. Na oportunidade, os principais temas tratados foram: Escolha do Coordenador e Relator da Câmara Técnica; Apresentação da Empresa Irani Papel e Embalagem S.A, referente à complementação dos estudos de Avaliação Ambiental Integrada Bacia Hidrográfica do Rio Irani (Pesquisa Cágado e Reófitas), e alguns assuntos gerais.

Em votação aberta foi eleito o coordenador da Câmara Técnica do Setor Hidrelétrico (CTSH), o Sr. Leandro Reinhold Baucke, representante da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (APESC). Na vaga de relatora, assume a Sra. Andreza Fabíola Ferranti Czarnobay, representante do Instituto de Meio Ambiente do estado de Santa Catarina (IMA).

No segundo item da pauta da reunião, a coordenadora de gestão da qualidade e meio ambiente da Irani Papel e Embalagem S.A, Janete Scalcon fez um breve relato sobre os empreendimentos hidrelétrico que a empresa possui no Rio Irani. Atualmente são duas Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), as quais devem passar por um processo de  potencialização, sendo transformadas futuramente em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Já com aprovação de Avaliação Integrada pelo IMA, o órgão ambiental solicitou alguns estudos técnicos em toda a extensão do rio, os quais já estão em fase de elaboração.  Tanto os estudos de monitoramento do cágado-rajado, quanto o estudo complementar Reófitas, visam atender as exigências legais.

Por fim, nos assuntos gerais, foram discutidos temas pertinentes ao setor. A reunião contou ainda com a presença da representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Alessandra Shcimtt, que atua na coordenação regional da FUNAI de Chapecó. Na oportunidade, a indigenista explanou sobre os projetos de empreendimentos hidrelétricos existentes Baixo e Médio Rio Chapecó e a necessidade de estudos sobre as espécies migradoras da região.