Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Comitê Chapecó e Irani realiza AGO presencial e discute temas relevantes Destaque

13/11/2023

No último dia 9 de novembro, foi realizada a segunda Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê Chapecó e Irani. A ocasião foi realizada na modalidade presencial, no auditório da UNOESC – Campus Chapecó. Trata-se de um momento de suma importância, que contou com a presença de membros da diretoria, organizações-membro e da Entidade Executiva. A participação dos presentes foi essencial para o êxito da AGO, que é sempre um momento de planejamento e reflexão sobre os mecanismos de atuações dos Comitês de Bacia Hidrográfica.

Entre as pautas abordadas, estiveram leituras de ofícios de substituição de representantes de organizações-membro, bem como leitura e aprovação da ata da Assembleia anterior. Foi deliberado quanto ao edital de convocação das Assembleias Setoriais Públicas (ASP), a previsão orçamentária e o plano de atividades para 2024. Além disso, dialogou-se sobre o calendário de discussões para o próximo ano.

Outros assuntos que estiveram em pauta, no âmbito de temas gerais, foram o projeto de identificação dos conflitos nas áreas de preservação permanente da Bacia Hidrográfica do Rio Retiro, curso de capacitação, planejamento estratégico, hidroelétricas no Baixo Chapecó, e o ERCBO Sul-2024, evento previsto para ocorrer no ano que vem.

Conforme o Presidente do Comitê, Clenoir Antônio Soares, esta foi a primeira AGO após certo tempo de realização somente via online, aspecto também discutido no encontro. A partir das próximas Assembleias, definiu-se que será um modelo híbrido: tanto presencial quanto online. "Eu acho que é muito positivo fazer as reuniões híbridas, pois há mais contato entre as pessoas. Agradeço a equipe que nos deu suporte para todo o evento", relata.

Arceli Nicolodi, relator da Câmara Técnica de Crise Hídrica, destaca que a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê de Bacias Hidrográficas Chapecó e Irani foi conduzida de maneira muito eficiente, abordando temas cruciais para a gestão hídrica regional. “Muito importante destacar a participação ativa dos membros com muita transparência nas apresentações e a ênfase na preocupação constante com a sustentabilidade das ações e resultados. A deliberação de estratégias para enfrentar desafios ambientais demonstrou um compromisso unificado dos membros deste grande Comitê com a preservação dos recursos hídricos. Vale destacar também a ampla representatividade das entidades que integram o CBH”, finaliza Arceli.

A abrangência do Comitê

O território de atuação do Comitê Chapecó e Irani compreende total ou parcialmente, 59 municípios do Oeste Catarinense, sendo eles:  Abelardo Luz,  Água Doce, Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Campo Erê, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Cunhataí, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Formosa do Sul, Galvão, Guatambú, Ipuaçu, Ipumirim, Irani, Irati, Jardinópolis, Jupiá, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Macieira, Maravilha, Marema, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Ouro Verde, Paial, Palmitos, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Quilombo, Saltinho, Santiago do Sul, São Bernardino, São Carlos, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, Tigrinhos, União do Oeste, Vargeão, Vargem Bonita, Xanxerê, Xavantina e Xaxim.