Rio Canoas

Representantes das organizações-membro do Comitê Canoas Pelotas participam do I ERCOB Sul, em Florianópolis Destaque

25/03/2024

O Comitê Canoas e Pelotas, sempre atento aos debates sobre as temáticas hídricas, participou do I ERCOB Sul (I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil) que aconteceu na cidade de Florianópolis nos dias 20, 21 e 22 de março.

O Comitê foi representado no evento por Bruno Henrique Beilfuss e Vinicius Tavares Constante, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde – SEMAE; Alexandre Kunen e Altamir Boff (Vice Presidente) representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAMAE de Campos Novos; Luiz Carlos do Amaral da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento/CASAN - São Joaquim e Eduardo Marques Martins, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Esteve também presente a equipe da Entidade Executiva Fundação Universidade do Contestado, bem como a nova Assessora Técnica do Comitê Canoas e Pelotas, Engenheira Agrônoma Dra. Cintia Hoffer.

O objetivo do I ERCOB Sul, que contempla os três estados do sul do Brasil, foi promover a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, otimizando estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica.

Na programação, ocorreram capacitações em recursos hídricos e abordagem dos temas: Educação Ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos e experiências exitosas dos Comitês de Bacias. Além dos temas, Panorama, avanços e desafios dos Comitês; Conflitos, outorgas, medicação e escassez de água; Ações estruturais e não estruturais para minimizar impactos das secas e inundações (segurança de barragens) e Monitoramento Hidrometeorológico e protocolos de ação para eventos hidrológicos críticos. Finalizando com os debates sobre os Avanços, desafios e perspectivas para a implementação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas da região Sul; Fortalecimento e sustentabilidade dos Comitês e órgãos gestores – Cobrança pelo uso dos recursos hídricos; Gestão compartilhada de bacias interestaduais – Uruguai-Iguaçu.

Esta foi mais uma importante oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e compartilhamento de informações.