Rio Canoas

Visita dos Membros do Comitê Canoas no Reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos

12/09/2012
Para conhecer o reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos (UHCN) estiveram reunidos para uma visita na última quinta-feira (06/09), membros da comissão consultiva e membros da câmara técnica de planejamento do Comitê Canoas.
No dia 22 de junho foi apresentado o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório da Usina Hidrelétrica Campos Novos para a comissão consultiva do Comitê Canoas, os técnicos que fizeram a apresentação informaram que o Plano Ambiental é um conjunto de diretrizes e proposições com o objetivo de disciplinar a conservação, recuperação e o uso e ocupação ambientalmente equilibrado do reservatório e de seu entorno, atendendo aos preceitos da legislação, as necessidades do empreendimento e a interação com a sociedade. Com a finalidade de atingir este objetivo, é essencial que os usuários e autoridades estejam conscientes quanto às potencialidades e fragilidades desse contexto.

Para conhecer o reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos (UHCN) estiveram reunidos para uma visita na última quinta-feira (06/09), membros da comissão consultiva e membros da câmara técnica de planejamento do Comitê Canoas (Murilo Spillere Millanez – AMPLASC, Eduardo Bello – SAMAE, Antonio Lunardi – UFSC, José Heitor Maciel – CASAN, Rodrigo da Silva – AMPLAC, Moacyr Schmidt Ramos Júnior – SDR de Lages, Djalma Santos Niles – SDR de Curitibanos e Cesar Antonio Caus - UNC).

O próximo encaminhamento será a discussão do Plano pela câmara técnica para encaminhar parecer referente ao trabalho, pois de acordo com a resolução nº 302, de 20 de Março de 2002 do CONAMA no que concerne às áreas de preservação permanente no entorno dos reservatórios artificiais deverá ser precedida da realização de consulta pública e na análise do plano ambiental de conservação e uso de que trata este artigo, será ouvido o respectivo comitê de bacia hidrográfica, quando houver.

Usina Hidrelétrica Campos Novos está implantada no Rio Canoas, cerca de 20 km a montante de sua confluência com o Rio Pelotas, na divisa dos municípios de Campos Novos e Celso Ramos, distando 28 km da sede municipal de Campos Novos. A UHCN tem uma capacidade instalada de 880 MW (3 x 293,33 MW), equivalente a 1/4 da energia consumida no Estado de Santa Catarina.