Rio Canoas

“Projeto Escassez 2020” e outras temáticas marcam AGE do Comitê Canoas-Pelotas Destaque

29/10/2021

O Comitê Canoas-Pelotas se reuniu mais uma vez em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na última quarta-feira (27/10). O tema principal do evento foi o “Projeto Escassez 2020”, o qual avaliou os efeitos da estiagem que atingiu a Bacia do Rio Canoas e os Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas, assim como outras regiões de Santa Catarina.

A intenção do projeto foi medir a distribuição espacial das vazões mínimas nos cursos d’água das bacias, diante do cenário de estiagem. A ideia do estudo surgiu durante uma reunião da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Hidrológicos Críticos, do Comitê Canoas-Pelotas. Quem produziu o documento foi a UDESC e Semasa, a partir da Coordenação do Prof. Silvio Luiz Rafaeli Neto.

O “Escassez 2020” iniciou o processo em agosto de 2020 e foi finalizado em dezembro do mesmo ano. Segundo Rafaeli Neto, os dados mostraram que boa parte dos rios estavam em situação crítica ou de atenção, e muitos com vazão abaixo de Q95. O trabalho analisou vários pontos de diversos afluentes da região, incluindo o Rio Canoas e o Pelotas.

A partir das observações do projeto, pode-se observar a severidade da estiagem, que segue tendo efeitos a nível estadual. “Realmente estivemos em uma situação extremamente delicada, nunca antes vista. Além disso, o estudo será útil para comparações futuras em novos cenários que venham a ocorrer com essas mesmas características, para termos uma noção da evolução do processo, em comparação aos dados levantados nessa ocasião”, indica o representante do Consórcio Águas do Planalto, Rafael Spindler.

Prestação de contas financeira e outras temáticas marcaram o encontro

Outro item da AGE foi a Prestação de contas financeira do Termo de Colaboração 004/2018, feito entre a Associação de Proteção das Águas do Planalto de Santa Catarina, com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). A Técnica Administrativa da APASC, Caroline Brocardo, demonstrou as finanças repassadas pelo Governo do Estado à instituição, para dar apoio aos Comitês do Planalto de Santa Catarina, incluindo o Canoas-Pelotas.

O colegiado também aprovou o Regimento Interno da Câmara Técnica Institucional, além do Plano de Trabalho, Capacitação e Comunicação desenvolvido pela APASC. Também foi apresentada a metodologia para o planejamento estratégico de 2021. O próximo compromisso do Comitê Canoas-Pelotas é na Assembleia Geral Ordinária (AGO), a qual ocorre em 25 de novembro, de forma remota.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoas-Pelotas.