Rio Canoas

ESTIAGEM EM SANTA CATARINA E TECNOLOGIA BARATA PARA CONTORNAR AS CRISES HÍDRICAS Destaque

13/04/2020
Foto: Rio Canoas Foto: Rio Canoas Créditos: Murilo Spillere Milanez

Santa Catarina tinha quase 30 municípios em estado crítico de abastecimento de água por causa da estiagem, no início deste mês, conforme divulgou a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. A maioria dos municípios afetados ficam na região Oeste. O governo recomendou o uso consciente da água.

No Planalto Catarinense alguns municípios decretaram situação de emergência, estão sendo muito afetados pela falta de chuvas, desde o final do ano passado conforme relato de alguns prefeitos. Houve queda na produção das lavouras, diminuição na produção leiteira, impactos na piscicultura e demais atividades animais, e o reflexos econômicos tendem a ser muito negativos.

Rios, nascentes e açudes secando, conforme relato e foto do Engenheiro Agrimensor da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina, Murilo Spillere Milanez, "por isso está sendo necessário racionar o uso da água, para evitar maiores prejuízos para o consumo humano e dessedentação animal, que são usos prioritários" ressalta o Engenheiro.

Conforme o Boletim Hidrometereológico Integrado voltado para abastecimento urbano de 13/04/2020, entre a noite desta segunda-feira (13) e a madrugada desta terça-feira (14), a passagem de uma frente fria provoca precipitação em todo o estado. Apesar da previsão do tempo apontar uma chuva melhor distribuída, não são esperados acumulados elevados.

TECNOLOGIA BARATA PARA CONTORNAR AS CRISES

Em tempo como este, algumas estratégias sustentáveis servem para amenizar os impactos, uma delas é a captação e armazenamento de água da chuva em períodos de precipitação normal, para dar conta da demanda em período de escassez.

Os tanques de armazenamento da chuva podem ser construídos em diferentes dimensões e são executados por meio de obras rápidas, que gastam pouco e oferecem um produto vital: água potável. Por meio de calhas conectadas aos telhados a água da chuva é captada e direcionada ao tanque. Um sistema simples de cano descarta as primeiras águas com poeira e outros contaminantes. A água é então armazenada no tanque hermeticamente fechado, sendo assim conservada, inclusive, para uso humano direto. Cada unidade pode armazenar de 2 a 100 mil litros de água coletada do telhado das edificações e que pode ser consumida inclusive de forma direta uma vez que se trata de água precipitada (destilada) e armazenada em tanques fechados (IPOEMA, 2018).

RECOMENDAÇÕES PARA O USO RACIONAL E CONSCIENTE DA ÁGUA**

➔ Evite banhos demorados;

➔ Não use o vaso sanitário como lixeira;

➔ Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;

➔ Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;

➔ Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;

➔ Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal de sua casa;

➔ Não lave o carro durante a estiagem. Caso faça, use balde e pano para lavar o carro em vez de mangueira;

➔ Use regador para molhar as plantas em vez de utilizar mangueira - Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;

➔ No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa - Mantenha a válvula de descarga regulada, e conserte imediatamente vazamentos.

Atividades com maior desperdício de água/dia**

● Torneira gotejando: 40 litros diários;

● Torneira aberta durante 5 minutos: 80 litros diários;

● Banho de 15 minutos: 243 litros;

● Lavar a calçada com mangueira por 15 minutos: 279 litros.

É possível acompanhar o monitoramento dos níveis de rios nas bacias  e complexos hidrológicos em Santa Catarina no site http://www.ciram.sc.gov.br/

*IPOEMA. disponível em: http://ipoema.org.br/wp-content/uploads/2018/08/PAP-Agua-Sustentavel.pdf

** Informações do Boletim Hidrometereológico Integrado: Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CIRERD - 13/04/2020.