Rio Canoas

Júlio Bernardo da Silva Filho despede-se da presidência (Gestão 2008 -2010)

01/03/2012
O Professor Dr. Julio Bernardo da Silva Filho paralelamente as atividades acadêmicas que desenvolve, também se dedica ao Comitê Canoas desde a sua criação e mais intensamente nos últimos 4 anos enquanto foi presidente.

Foi muita dedicação, principalmente na criação e estruturação de um regimento interno, na operacionalização do Comitê, em eventos de capacitação promovidos e na criação da Associação de Proteção das Águas da Serra Catarinense junto com os demais representantes.

Júlio diz que “a Política Nacional de Recursos Hídricos definiu que os comitês de bacias hidrográficas constituem um fórum privilegiado de deliberação, reunindo representações do poder público, dos usuários, e da sociedade civil, tendo como área de atuação a totalidade de uma bacia hidrográfica. A Bacia Hidrográfica é considerada como unidade de análise, planejamento e gerenciamento mais eficaz para caracterizar e combater os impactos ambientais. Neste sentido, cresceu imensamente o valor da Bacia Hidrográfica. E esse é nosso grande desafio, é saber o que queremos e o que é melhor para a Bacia do Rio Canoas, por isso a importância da participação de todos os atores sociais da bacia”, ressalta.

As próximas ações previstas são o cadastramento de usuários de água, a estruturação da câmara técnica para também discutir a melhor forma de construir o nosso Plano de Recursos Hídricos para que atenda os anseios de toda a sociedade.