Rio Canoas

Equipe de Mobilização Social do PERH/SC visita Comitês de Bacias e Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional, do litoral catarinense

14/06/2007
Com o objetivo de construir parcerias para o desenvolvimento dos eventos participativos, previstos no processo de construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/SC), a equipe de Mobilização Social contratada para o desenvolvimento do PERH/SC, vai visitar entre os dias 18 e 22/6 alguns Comitês de Bacias Hidrográficas, Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR´s) e outras instituições locais, do interior do Estado.
"A finalidade das visitas é a criação de uma rede de mobilizadores locais e a instrumentalização dos setores a serem mobilizados, a partir da troca de experiências, durante os encontros agendados.

Na segunda-feira 18/6 a equipe passará pelos municípios de Porto União, Canoinhas e São Bento do Sul. No dia 19/6 o roteiro prevê visitas em Joinville e Jaraguá do Sul. Para a quarta-feira 20/6 estão agendadas visitas em Balneário Camboriú e Tubarão. Na quinta-feira 21/6 a equipe estará em Criciúma e, posteriormente, em Araraguá. Finalizando o roteiro de viagem, na sexta-feira 22/6, a equipe fará vistas à SDR de Araraguá e a instituições de Blumenau e Ibirama.

Conforme o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jean Kuhlmann, a visita aos Comitês de Bacias Hidrográficas é fundamental para o processo de mobilização social previsto no PERH/SC. ""O Comitê representa o vínculo mais próximo entre a atual gestão dos recursos hídricos e a sociedade"", explica.

O PERH/SC está sendo executado pela empresa Magna Engenharia Ltda, contratada pelo Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com recursos garantidos pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA). Visa definir um cenário futuro desejado para os recursos hídricos catarinenses, estabelecendo as prioridades de ações que venham a orientar a implementação do gerenciamento dos recursos hídricos, estabelecendo as condicionantes essenciais para o uso racional, ecológico e econômico da água, nos diferentes horizontes de planejamento, permitindo desta forma a definição de estratégias adequadas para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina."