Rio Canoas

Comitê do Rio Cubatão (norte) vence I Prêmio ANA

10/12/2006
Na categoria Gestão de Recursos Hídricos, a iniciativa vencedora foi o Projeto de Assessoria Técnica e Científica ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte – Extensão Universitária Voltada ao Meio Ambiente e aos Recursos Hídricos, da Universidade de Joinville (Univille), em Santa Catarina.
"Na noite desta quarta-feira, 6 de dezembro, no auditório do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília, os três melhores projetos brasileiros relacionados a água ganharam o I Prêmio ANA, oferecido pela Agência Nacional de Águas. Um total de 284 iniciativas, de quinze estados, foram avaliadas pela comissão julgadora do Prêmio, que escolheu quinze finalistas.

Em Uso Racional de Recursos Hídricos, o premiado foi o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido: Um Milhão de Cisternas Rurais, sediado em Recife, Pernambuco. O projeto atua em nove estados do Nordeste e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo, já tendo capacitado, só neste ano, 124.265 famílias.

A última iniciativa a ser premiada foi “Convivência com a Realidade Semi-Árida” – Construção de Cisternas para Captação e Armazenamento de Água da Chuva, na categoria Água para a Vida. O projeto do Centro de Educação Popular e Formação Sindical (CEPFS) é sediado na cidade paraibana de Teixeira e conseguiu que mais de 870 cisternas fossem construídas na localidade.

Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, o Prêmio ANA serve como ferramenta para disseminar, em toda a sociedade brasileira, conceitos e atitudes que colaborem para o reconhecimento do valor da água e da necessidade do cuidado do seu uso e conservação. Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a premiação da Agência dá visibilidade, reconhecimento, estímulo, às boas práticas e boas experiências na área de recursos hídricos.

Os ministros da Previdência Social, Nelson Machado