Rio Araranguá

Portaria defini rodízio semanal de racionamento de uso de água

20/12/2012
As regras são válidas aos usuários de recursos hídricos que se encontram nas bacias hidrográficas dos rios São Bento e Mãe Luzia, como Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha e Maracajá e perdura enquanto se mantiver a situação de emergência causada pela estiagem. Desde a inundação do lago formado pela Barragem do Rio São Bento, em 2004, este é o nível mais baixo atingido, com aproximadamente 7,2 metros abaixo do normal.
"Nova Veneza - Considerando a situação hidrológica crítica causada pela estiagem que vem ocasionando demanda superior à oferta de recursos hídricos, o conflito entre os setores e a situação de emergência declarada nas áreas desses municípios, ocorreu na manhã de sexta-feira, 21, uma Reunião Extraordinária convocada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS.

O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Nova Veneza, reuniu autoridades municipais e regionais, representantes da indústria, dos agricultores irrigantes e os setores de abastecimento público. Na oportunidade foi apresentada a Portaria assinada no dia 19 de dezembro pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen que define as regras, que entram em vigor neste dia 22, do rodízio semanal de racionamento, tratando da normatização do uso da água na bacia do rio Mãe Luzia e São Bento.

""Se observarmos, com toda a estiagem o arroz está bonito, porque as bombas estão funcionando, porém não podemos prejudicar o consumo humano. Chegamos em uma situação crítica, onde não há mais água para a agricultura. Essa é uma medida séria. Não é um pedido, é uma regra que precisa ser cumprida para que ninguém venha ser multado"", disse o Prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre. O Prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo pediu compreensão dos usuários de água neste momento.

As regras para o rodízio semanal de racionamento de uso da água aplica-se da seguinte forma: nas quintas e sextas-feiras a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN deverá liberar um volume mínimo igual a 600 L/s na Barragem do Rio São Bento. Nos demais dias da semana passa para 1.100 L/s. Para os usuários do setor de irrigação, somente será permitida a captação nas segundas, terças e quartas-feiras. Para a indústria, aos sábados e domingos. O atendimento aos usos prioritários destinados ao consumo humano, dessedentação animal e vazão ecológica deverá estar contemplado em todos os dias do rodízio. O não cumprimento das regras estabelecidas constitui em infração."