Rio Araranguá

Medidas preventivas garantem segurança para a população da Bacia

03/12/2012
"As estações meteorológicas com problemas na Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá foram detectadas e estão sendo visitadas, de terça a sexta-feira, 04 a 07, pela Técnica da Epagri, Valdenise Pianaro. O objetivo é resolver o que prejudica o pleno funcionamento das mesmas.
Esta época, apesar da seca atual, é uma época sujeita a eventos climáticos extremos, principalmente enchentes, e a fidelidade dos dados é essencial para Prefeituras, Defesa Civil, Agricultura e para a população em geral, que pode conferir os dados que as estações transmitem pela internet.
Representantes do Comitê Araranguá irão acompanhar a missão, a fim de tomar conhecimento dos procedimentos básicos, que correspondem a 90% dos casos, resolvendo futuras necessidades sem chamar auxílio. O primeiro município visitado foi Jacinto Machado, que conta com três estações, mas apenas uma registrando e não em pleno funcionamento. As mais prejudicadas vão ser retiradas e recolocadas em novos lugares.
""Moramos em uma área critica. Precisamos de suportes preventivos que nos garantam segurança. Se chove na encosta, através das medidas fornecidas pelas estações, conseguimos detectar o reflexo dos prejuízos que causará na parte baixa da bacia. Esse monitoramento é essencial para alertar e prevenir"", garante o Presidente do Comitê, Antônio Sergio Soares."