Rio Araranguá

Comitê Araranguá/Mampituba participa de assembleia do Comitê Mampituba/RS Destaque

04/04/2023

Plano de saneamento de Passo de Torres foi apresentado no evento, juntamente com o ProFor Águas Unesc

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba participou, na última quarta-feira (29/03) em Torres, da Assembleia Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, do Rio Grande do Sul. O órgão catarinense foi representado pelo secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Passo de Torres, Roger Santos Maciel, que representa a secretaria de seu município no comitê catarinense. Biólogo de formação, com mestrado em Ciências Ambientais, ele apresentou o Plano Municipal de Saneamento passotorrense, apontando um horizonte futuro muito positivo à coleta e tratamento de esgoto na sua cidade.

Essa presença no evento no município vizinho deveu-se ao fato da necessidade de gestão integrada entre Torres/RS e Passo de Torres/SC, onde está situada a foz do Rio Mampituba. O cuidado ou a falta dele no manejo dos recursos hídricos em um dos municípios afeta diretamente a qualidade da água na bacia e sobretudo no Rio Mampituba, na divisa entre os estados catarinense e gaúcho.

Ao apresentar a situação atual do Plano da cidade catarinense, Maciel informou que Passo de Torres já deverá alcançar um terço de coleta e tratamento de esgoto até o final de 2024.  “Assim, buscaremos alcançar a meta até 2033 do novo marco de saneamento, que é de 90% da população com água e esgoto tratados”, informou.

ProFor presente

Convidada para a assembleia do comitê gaúcho, a equipe técnica do ProFor Águas (Projeto de Fortalecimento dos Comitês do Sul Catarinense) da Unesc também participou da reunião, por meio do seu coordenador técnico, prof. José Carlos Virtuoso. Fazendo uso da palavra no momento dos assuntos gerais, ele apresentou brevemente o novo modelo de Entidade Executiva dos comitês em SC, destacando o aspecto de inovação pela presença das universidades comunitárias no processo, fomentado pelo órgão gestor das políticas hídricas do Estado em parceria com a Fapesc. Sobretudo, a incorporação da pesquisa como um dos objetivos do plano de trabalho, com o diagnóstico das águas subterrâneas nas bacias.

A presença de representantes do Comitê Ararauguá/Mampituba e do ProFor na reunião gaúcha suscitou uma discussão muito produtiva, quando o secretário executivo do comitê Mampituba/RS, professor Christian Linck da Luz, manifestou a alegria pelo novo momento dos comitês catarinenses. “Estamos muito animados com esse novo momento e acreditamos no trabalho da Unesc para fortalecer e, sobretudo, promover uma maior aproximação do nosso comitê com o do Araranguá/Mampituba em benefício da efetiva gestão hídrica”, afirmou.

Além do coordenador técnico do ProFor, participaram da assembleia de Torres a técnica em Gestão Ambiental Ana Paula Matos, que atua no apoio da coordenação do projeto; bem como a bolsista de Recursos Hídricos Sabrina Baesso Cadorin, responsável pelo suporte técnico junto ao Comitê do Rio Araranguá/Mampituba.