Rio Araranguá

Dia do Combate à Poluição

12/07/2012
Nesta terça-feira, 14 de agosto, comemora-se o Dia do Combate à Poluição. Para lembrar a data, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá chama atenção para o tema, enfatizando que poluição é a degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas. Isso acontece em razão da remoção ou adição de substâncias que prejudicam a natureza, seja no ar, no solo ou na água.
Atmosférica, hídrica, do solo, sonora, visual, térmica, luminosa. Há vários tipos de poluição, explicada como a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.

A poluição das águas, além de resíduos industriais, pode acontecer através de produtos agrícolas, como os venenos e também pela falta de rede de esgoto nas cidades, chegando aos rios e mares. “Essa é a preocupação do Comitê, de preservar as nascentes, rios, lagos e lençol freático. Precisamos despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente, contribuindo para a sua preservação. Cada um deve fazer a sua parte,” desperta o presidente do Comitê, Antônio Sérgio Soares.

Diversas são as maneiras de poluir o ambiente, como a poluição do ar que tem causado o aumento das doenças respiratórias, principalmente nas crianças. Poluição do solo em razão dos produtos agrícolas, usados para matar as pragas das lavouras. Poluição através de elementos radioativos com o descarte de pilhas, baterias de celulares e de carros e outros, aumentando a contaminação do solo. Além desses tipos de poluição, temos convivido com a poluição sonora, causadora de doenças da modernidade, como o estresse.