Rio Araranguá

Comitê do Rio Jacutinga conclui hoje capacitação do SC Rural

26/07/2012
Curso prepara os agentes da bacia hidrográfica para a gestão dos recursos hídricos no âmbito regional
Encerra nesta sexta-feira (27/07) o curso Introdução à Gestão de Recursos Hídricos e o Papel dos Comitês na sua Implementação, realizado no Centro de Treinamento da EPAGRI (CETREDIA), em Concórdia, para 32 participantes inscritos. O curso com duração de 25 horas/aula é realizado pela Diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, (SDS) pelo Programa SC Rural, em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga. “Temos conseguido uma adesão muito boa aos cursos e isso nos incentiva porque temos uma meta a ser cumprido, que é a de preparar os agentes das bacias hidrográficas para atuarem em parceria com o poder público, o privado e a sociedade na gestão dos recursos hídricos”, afirma o coordenador da Ação Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica da DRHI/SDS, César Seibt.
O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga, Moacir Valcarenghi, reconhece a importância desse conteúdo para “aprofundar o conhecimento dos agentes que atuam na bacia para que a questão ambiental seja vista como prioridade, tanto pelo setor público como pela iniciativa privada. Nos últimos anos a qualidade e quantidade da água vem nos preocupando, principalmente em períodos de estiagem”, argumentou. Para ele há uma crescente atenção dada às condições das águas subterrâneas, que é o caso dos poços profundos perfurados na região. “A água superficial, que até pouco tempo abastecia praticamente todas as comunidades, com qualidade e quantidade precisa dessa atenção também”, observa. O curso oferecido pelo SC Rural, segundo Valcarenghi será útil para o Plano de Bacia do Comitê do Rio Jacutinga, que aponta algumas ações prioritárias urgentes como a proteção das águas superficiais, o que se dará por meio da gestão dos Recursos Hídricos na Bacia.
O curso Introdução à Gestão de Recursos Hídricos e o Papel dos Comitês na sua Implementação integra a Linha de Ação de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Programa SC Rural. Os temas trabalhados são o ciclo hidrológico, os aquíferos e as bacias hidrográficas a gestão integrada de recursos hídricos, a legislação de recursos hídricos, a mobilização social para a governança da água, os comitês de bacia hidrográfica e o papel do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Assim como o Plano de Recursos Hídricos e os possíveis conflitos pelo uso da água, como se dá a sua gestão e a resolução dos mesmos.