Rio Araranguá

DRHI faz balanço positivo da capacitação de consultores técnicos dos Comitês de Bacias

08/02/2012
Diretoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável prevê treinamentos periódicos em diferentes regiões de atuação do programa de gestão de recursos hídricos no estado
Reunidos desde a segunda-feira (6/02) no Centro de Treinamento da Epagri, em Itajaí, os consultores técnicos do Programa SC Rural participaram, nesta quinta-feira (9/02) dos treinamentos que encerraram a programação desta capacitação. O evento foi realizado pela Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável com o objetivo de esclarecer cada uma das linhas de ação que envolvem o processo de gestão dos recursos hídricos do estado de Santa Catarina. O dia começou com a apresentação do projeto de atualização do SIRHESC, que pontuou as Redes Sociais e as novas possibilidades de interação dos sites dos 16 Comitês de Bacias com o Sistema de Informação. O painel sobre Fortalecimento dos Comitês de Bacias foi uma importante oportunidade de esclarecimento de questões sobre o regimento dos comitês, os diferentes papéis e ações integradas em áreas prioritárias como informação e mobilização de agentes sociais envolvidos no processo de gestão dos recursos hídricos. A promoção das ações dos comitês e da gestão dos recursos hídricos com a comunicação interna e integrada entre as diferentes instâncias (comitês, SDS e Conselho Estadual de Recursos Hídricos) foi outro painel do dia.
A identificação dos agentes dentro do programa e das prioridades para cada frente de atividade foi o pano de fundo de um exercício para os consultores na participação em instâncias decisórias. O último painel foi sobre a parte administrativa dos comitês, com esclarecimentos sobre o assunto aos consultores contratados para o Programa SC Rural.
Durante a semana de trabalho no Centro de Treinamento da Epagri, em Itajaí, também foram abordados os temas arranjo legal e institucional da gestão de recursos hídricos, o cadastro de usuários de água, os planos de bacias hidrográficas, o sistema de apoio em tecnologia da informação de Santa Catarina, a outorga e o controle dos recursos hídricos, o monitoramento hidrometeorológico, o levantamento aerofotogramétrico e o sistema de alerta hidrometeorológico.
O balanço das atividades é positivo, segundo o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Edison Pereira de Lima. Os consultores avaliaram a integração promovida pelo treinamento um momento não somente de esclarecimentos técnicos, mas de aproximação das equipes da SDS e dos comitês. “O treinamento é fundamental para a troca de experiências entre os consultores e técnicos de recursos hídricos”, afirma o diretor. A DRHI deverá realizar, a cada três meses, capacitações para o consultores técnicos dos Comitês de Bacias.