Rio Araranguá

Economia regional tem relação estreita com a extração mineral

05/08/2014
Mineração, atividade presente na economia do extremo sul catarinense, ganha destaque na bacia do rio Araranguá com a elaboração do Plano de Recursos Hídricos, que está sendo executado desde o final de 2013 a fim de definir a qualidade das águas na bacia e os meios de conservação desse bem natural.

Nesta quarta-feira, 6, o setor ganhou uma capacitação exclusiva na UNESC, ministrada por Fábio Paganini, da Profill Engenharia e Ambiente, empresa contratada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, para levantamentos dos estudos.

Nesta semana, o tema ganhou destaque pela capacitação exclusiva ao setor de mineração que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 6, em Criciúma, em uma das salas da UNESC, ministrada por Fábio Paganini, da Profill Engenharia e Ambiente, empresa contratada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, para levantamentos dos estudos.

Enquadrados como usuários de água da bacia do rio Araranguá, o grupo foi capacitado para realizar o cadastramento, ferramenta que vai identificar quanto de água cada um precisa para o desenvolvimento de sua atividade, para solicitar e renovar a licença ambiental de empreendimentos e o requerimento do direito de outorga de uso da água.

A capacitação, destinada a todos os tipos de mineração, argila, areia, seixo, fiorita, carvão reuniu representantes da Colombo Retroterra, Gabriela Mineração, Prefeitura de Nova Veneza e Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC), que representa a mineração no quadro de entidades membro do Comitê Araranguá.