Rio Araranguá

Empresários discutem necessidade da água para o desenvolvimento socioeconômico

01/06/2014
Empresários de Criciúma e região, membros de 9 dos 16 Comitês de Bacia de Santa Catarina, representantes do governo, usuários de água e sociedade civil organizada participaram na noite de segunda-feira, dia 2, da palestra com o Dr. Cláudio Di Mauro, Diretor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e ex-prefeito de Rio Claro (SP), que falou sobre a importância dos recursos hídricos para as atividades de desenvolvimento industrial. O tema integrou a programação do Encontro de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos promovido pelos Comitês de Gerenciamento das Bacias dos Rios Araranguá, Tubarão e Urussanga, em parceria da ACIC e UNESC, no auditório da Associação Comercial e industrial de Criciúma.
"Empresários de Criciúma e região, membros de 9 dos 16 Comitês de Bacia de Santa Catarina, representantes do governo, usuários de água e sociedade civil organizada participaram na noite de segunda-feira, dia 2, da palestra com o Dr. Cláudio Di Mauro, Diretor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e ex-prefeito de Rio Claro (SP), que falou sobre a importância dos recursos hídricos para as atividades de desenvolvimento industrial.

O tema integrou a programação do Encontro de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos promovido pelos Comitês de Gerenciamento das Bacias dos Rios Araranguá, Tubarão e Urussanga, em parceria da ACIC e UNESC, no auditório da Associação Comercial e industrial de Criciúma. Em pauta, a água como recurso indispensável para o desenvolvimento socioeconômico.

""Água é um bem de domínio público, portanto, todos nós temos direitos e responsabilidades. É nosso dever utilizá-la de maneira solidária. Em situação de escassez, a prioridade é o consumo humano e o abastecimento animal. Porém, precisamos da água para uso múltiplo, para o sistema produtivo. Nossa geração deve planejar seu uso e um caminho é o Plano de Recursos Hídricos implantado em cada bacia hidrográfica, para ajustar as demandas econômicas, sociais e ambientais em níveis sustentáveis, de modo a permitir, sem conflitos, a convivência dos usos atuais e futuros da água"", disse Di Mauro.

Cláudio Di Mauro foi membro da Agência Nacional de Águas, consultor da Unesco e presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). O viés ambientalista tem sido uma das marcas de sua vida pública, a cada etapa ganhando novos compromissos com o desenvolvimento sustentável e a vida no planeta.

O encontro encerrou com a apresentação das etapas de elaboração do Plano de Bacia do Rio Araranguá, conduzido por Vinícius Constante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável SDS/DRHI e Christian Cunha da Profill Engenharia e Ambiente.
"