Rio Araranguá

Campanha de cadastro dos usuários de água encerra em Criciúma

20/05/2014
"Encerra nesta quinta-feira, dia 22, às 14 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma (SDR), a Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. O encontro é extensivo aos municípios de Içara e Balneário Rincão.

o Governo de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável - Diretoria de Recursos Hídricos, trabalha para gerir os recursos hídricos no Estado. O cadastro, uma das etapas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, é uma necessidade que visa ajustar as demandas econômicas, sociais e ambientais em níveis sustentáveis, de modo a permitir, sem conflitos, a convivência dos usos atuais e futuros da água.

A Campanha teve início no dia 12 de maio por Forquilhinha, extensivo também aos municípios de Meleiro e Nova Veneza. Na segunda, 19, passou por Siderópolis, abrangendo o município de Treviso. Terça-feira foi a vez de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá. Na tarde desta quarta-feira, 21, na Câmara de Vereadores, Turvo recebeu a campanha de cadastramento dos usuários de água, reunindo os municípios de Ermo, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul.

""O cadastro vai além de um documento. É um dado necessário para que o Estado possa garantir a sustentabilidade e qualidade do recurso hídrico para consumo e para utilização nas suas atividades produtivas"", explica o técnico da empresa Profill Engenharia e Ambiente, Paulo Paim.

Quem deve se cadastrar? Para saber se você precisa participar, basta entender a diferença entre consumidor e usuário de água. Todos aqueles que recebem a água através de uma distribuidora (SAMAE, CASAN) são considerados consumidores. Já o usuário é aquele que capta a água e a utiliza em sua atividade produtiva, devolvendo-a para o meio ambiente. Como exemplo, os agricultores, criadores de animais, irrigantes, piscicultores, companhias de saneamento, mineradores, indústrias, hidroelétricas e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos
"