Rio Araranguá

Turvo recebe campanha de cadastramento dos usuários de água

19/05/2014
O cadastro é gratuito e necessário para que se possa renovar a licença ambiental de empreendimentos, liberação de financiamentos rurais e futuramente a solicitação do direito de outorga de uso da água. O cadastro de usuários vai identificar ainda quanto de água cada um precisa para o desenvolvimento de sua atividade.
Agricultores, criadores de animais, irrigantes, piscicultores, companhias de saneamento, mineradores, indústrias, hidroelétricas e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos formam o público alvo da reunião desta quarta-feira, 21, em Turvo, que vai reunir a partir das 14 horas nas dependências da Câmara de Vereadores os usuários de água de Turvo, Ermo, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul.

Para saber se você precisa participar, basta entender a diferença entre consumidor e usuário de água. Todos aqueles que recebem a água através de uma distribuidora (SAMAE, CASAN) são considerados consumidores. Já o usuário é aquele que capta a água e a utiliza em sua atividade produtiva, devolvendo-a para o meio ambiente.

Para o presidente do Sindicato dos Agricultores de Turvo, Davide Tomazi Tomaz - presidente do Comitê Araranguá, o cadastro visa ajustar as demandas econômicas, sociais e ambientais por água em níveis sustentáveis, de modo a permitir, sem conflitos, a convivência dos usos atuais e futuros da água.

Os encontros Regionais de Cadastramento dos Usuários de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá iniciaram dia 12 de maio por Forquilhinha e Treviso. Nesta semana já percorreu Siderópolis e Nova Veneza. Na terça-feira foi a vez de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá. A campanha encerra nesta quinta-feira, dia 22, em Criciúma, em uma reunião extensiva a Içara e Balneário Rincão.