Rio Araranguá

Prefeito recebe os trabalhos do Plano de Bacia

24/02/2014
O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá é um instrumento de construção da visão de futuro compartilhada por todos os atores sociais. A garantia de um desenvolvimento sustentável. Uma resposta às preocupações, anseios e expectativas da sociedade.
"Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá receberam nesta terça-feira, dia 25, a comitiva que trabalha na elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, atividade que integra o Programa SC Rural, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Diretoria de Recursos Hídricos, sendo realizado pela Empresa Profill Ltda. e protagonizado pelo Comitê Araranguá. Pela manhã, no encontro de Araranguá, que envolveu também Balneário Arroio do Silva, o superintendente da Fama, Paulo Simon esteve presente no lugar do prefeito Sandro Maciel. O vereador Adair Jordão representou o presidente da Câmara, Ozair da Silva. Em Maracajá, o prefeito Wagner da Rosa junto do presidente da Câmara de Vereadores, Roldinei Dassoler da Silva, prestigiou a reunião. O presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz, reforça a importância de união para se construir um plano capaz de atender às necessidades da bacia quanto à quantidade e qualidade da água. ""O plano não vem atrapalhar a economia. Ele é a garantia do desenvolvimento sustentável através da preservação do nosso recurso natural mais precioso"". Dos 16 Comitês de Bacias existentes no Estado, seis já possuem seus respectivos Planos. O sétimo está sendo elaborado na Bacia do Rio Araranguá e tem previsão para ser entregue em agosto de 2015. Por hora, usuários de água, poder público e sociedade civil estão sendo orientados por intermédio das visitas municipais quanto ao cadastro e regularização do uso da água. O CADASTRO: A campanha para o cadastramento dos usuários inicia em abril e vai permanecer ativa por seis meses a fim de se chegar o mais próximo possível do número exato de usuários na bacia, sejam pessoas física ou jurídica. Quem deve se cadastrar são aqueles que precisam da outorga da água como os prestadores de serviços de saneamento, indústrias, mineradoras, agricultores, piscicultores, criadores de animais, parques aquáticos e os demais usuários que captam águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos, seja por captação, extração ou lançamento de afluentes. ""O cadastro é gratuito e está disponível desde 2006. Esse é o primeiro passo para a regularização das atividades dos que utilizam os recursos hídricos. Acesse:www.aguas.sc.gov.br/cadastro. Neste endereço é possível encontrar um treinamento para simular o cadastro bem como sanar dúvidas quanto à necessidade de outorga. O Governo do Estado precisa saber quem faz uso desse recurso e como administrar para uma distribuição sustentável"", lembra o representante da SDS, Vinícius Constante, que acompanha os encontros nos municípios durante toda esta semana."