Rio Araranguá

Programa SC Rural beneficia famílias na região

05/11/2013
Comitê Araranguá acompanha as executoras do Programa que visa beneficiar, até 2016, mais de 90 mil famílias rurais e duas mil famílias indígenas em todo o Estado. Na terça-feira, dia 05, a Secretaria Executiva Estadual do SC Rural reuniu no auditório da Epagri em Araranguá, representantes da Secretaria Executiva Regional, abrangendo as regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá, para coletar dados e informações para revisão de meio termo do Programa. Segundo o Diretor de Projetos do SC Rural, Ely Moacyr Rebelato, o encontro teve a finalidade de fazer uma análise crítica do andamento das atividades de cada executora, discutindo os indicadores físicos e financeiros, ajustando, suprimindo ou incluindo atividades com vistas a se atingir com maior eficiência e eficácia os objetivos propostos pelo Programa.
Visando o desenvolvimento sustentável no meio rural, o Governo de Santa Catarina, por intermédio do Programa SC Rural e do Banco Mundial, está apoiando desde 2010, cerca de 90 mil famílias rurais e duas mil famílias indígenas. Até 2016 o programa vai continuar incentivando a melhoria da competitividade do setor agropecuário, a gestão dos recursos hídricos e o aprimoramento de forma sustentável de suas políticas, instituições, fundos de incentivos governamentais e ações relacionadas ao desenvolvimento rural com foco nos agricultores familiares.

Participaram das discussões o Comitê Araranguá, representando a executora SDS, Epagri, Cidasc, Fatma, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Batalhão de Policia Militar Ambiental e Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural. O próximo passo é elaborar um relatório que servirá como base para apresentação das propostas da revisão de meio termo a ser negociada com o Banco Mundial na próxima missão programada para o período de 18 a 22 de novembro, quando serão ajustadas as metas para os próximos três anos.

NA REGIÃO: Segundo o Gerente de Investimentos do SC Rural, Osmar Luiz Trombetta, a região se destaca com projetos executados em Siderópolis e São Martinho, com a produção de leite. Em Santa Rosa de Lima investe-se no turismo, onde empreendimentos receberam melhorias e estruturação. Em Criciúma vários produtores receberão apoio para melhoria na produção e na estrutura de venda em feiras livres. Já em Santa Rosa do Sul o projeto é pioneiro com a transformação de Maracujá em polpa para que a venda ocorra em todas as estações do ano. As organizações de agricultores familiares poderão obter apoio técnico e financeiro do Programa SC Rural através do preenchimento de formulário no escritório municipal da Epagri chamada manifestação de interesse, onde a organização será orientada de todo o processo.