Rio Araranguá

Comitê Araranguá participa de conferência mundial sediada no Brasil

07/08/2013
Na próxima semana, de 12 a 16 de agosto, Fortaleza será a sede da RIOB 2013 - 9ª Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacia. O evento será acompanhado por representantes do Comitê Araranguá que junto do público-alvo visa reciclar conhecimentos sobre recursos hídricos.
O evento deve trazer o debate de vários temas de relevância dentro da temática dos recursos hídricos no planeta, destacando-se as discussões sobre as mudanças climáticas e a gestão das águas transfronteiriças com a presença garantida de importantes nomes do setor, além de possibilitar que os organismos de Bacia de todo o mundo identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada e compartilhada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

Com a expectativa da presença de mais de 600 técnicos do Brasil e de mais de 30 países do mundo, a Conferência vai reunir representantes do Poder Público, Usuários de água, ONGs, Universidades, Empresas Privadas e todos aqueles interessados no tema, em específico representantes de organismos de Bacia, os quais têm a oportunidade de trocar idéias, apresentar experiências de boas práticas na gestão das águas e fundamentalmente conhecer e debater os modelos atualmente aplicados em vários países do mundo no que se refere ao gerenciamento dos recursos hídricos. O Comitê Araranguá será representado na oportunidade pelo membro da sociedade civil, Tadeu Santos, a engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva e a assessora administrativa Eduarda Taise Spolti.

Para a consultora do Programa SC Rural, Michele Pereira da Silva, a Conferência também proporcionará a ampliação dos debates sobre a participação da sociedade nos processos de gestão participativa dos recursos hídricos através do setor público, usuários e sociedade civil organizada, fundamentalmente dentro dos Organismos de Bacias Hidrográficas que vem realizando principalmente no Brasil, por meio dos Comitês de Bacia e Consórcios Intermunicipais, ações compartilhadas e integradas de gestão das águas.

O evento tem a organização pela REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacia em parceria com a Agência Nacional de Águas e o Governo do Estado do Ceará e terá espaço também para apresentação dos participantes através de banners, de experiências exitosas na área, além de ter a realização de dois minicursos de capacitação. A Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas foi criada em abril de 1.994 para estruturar a troca de experiências sobre a gestão de recursos hídricos em todo mundo, tendo ainda como missão a organização de outras Redes Mundiais visando o mesmo propósito de forma integrada e compartilhada.