Rio Araranguá

Comitê Araranguá participa da reabertura do Projeto Águas Limpas

13/05/2013
No início da semana, 13 de maio, a Engenheira Ambiental do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Michele Pereira da Silva participou de um evento em Meleiro, promovido pela COOPERSULCA em parceria com a Prefeitura Municipal.

Na oportunidade foi comemorada a reabertura do Horto Florestal e a realização do projeto Águas Limpas, idealizado pela Coopersulca, em parceria do poder público municipal, Epagri, Afubra, Sindicato dos Trabalhadores e Produtores Rurais de Meleiro e Comitê Araranguá.

Projeto Águas Limpas ganha destaque nacional

Uma campanha realizada em nível nacional pela Multinacional – Iharabras S.A. Indústrias Químicas, empresa que produz defensivos agrícolas, classificou os 10 melhores trabalhos do Brasil no quesito Sustentabilidade. Dentre esses, merece destaque o primeiro colocado, o Projeto Águas Limpas, realizado pela Coopersulca, em parceria da E.M.E.B. Prefeito Luiz Pelegrini e Inês Nápolle, Epagri, Prefeitura Municipal de Meleiro, Afubra, Comitê Araranguá, Sindicato dos Trabalhadores e Produtores Rurais de Meleiro.

O Projeto Águas Limpas envolveu a reutilização dos materiais de descarte da indústria de beneficiamento de arroz da Coopersulca e dos resíduos do centro de triagem do lixo em Meleiro, como substrato para a produção de flores e de espécies arbóreas nativas para a recuperação da mata ciliar do Rio Manoel Alvez. A idéia é cultivar sete mil mudas para fazer referência ao número de habitantes de Meleiro.

De acordo com o representante da Coopersulca, o Engenheiro agrônomo Tiago FabroArcaro, “As entidades participantes e Iharabrás abraçaram a causa em prol da sustentabilidade e da responsabilidade social para trazer benefícios ao município de Meleiro, através da conscientização ambiental e assim atender os pilares da sustentabilidade: atuação econômica, social e ambiental”.

A primeira ação do projeto está acontecendo. É a campanha de recolhimento das caixas vazias de leite tetra pack nas lojas agropecuárias, supermercados e escolas, onde na próxima etapa serão semeadas as sementes de árvores nativas. O prêmio em dinheiro recebido pela Coopersulca é um incentivo, que deverá ser investido no projeto.