Rio Tijucas

MAIS 50 MUDAS PARA O MATA CILIAR Destaque

25/03/2017

O programa Pacto pela recuperação da Mata Ciliar, iniciativa do engenheiro florestal Edison Roberto Mendes Baierle, que sinalizou a ideia em 2011, está presente em mais de 60 propriedades, distribuindo mais de 8 mil mudas nativas para recuperar e preservar os mananciais de água em 14 municípios de nossa bacia hidrográfica. Apesar de contar com um viveiro ou horto, no município de Bombinhas, e estar ampliando a iniciativa em Tijucas, o Comitê Tijucas-Biguaçu conta com parceiros que produzem e distribuem centenas de mudas. É o caso das empresas Sulcatarinense, e Autopista Litoral Sul.

Na tarde desta sexta-feira, 24/3, os técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu, Tiago Manenti Martins e William Wollinger Brenuvida, visitaram o viveiro de mudas da empresa Sulcatarinense e receberam do cuidador daquele espaço Tiago Guex, e da também funcionária da Sulcatarinense, da área ambiental, Camila Aguiar Vieira do Vale Pereira, 50 mudas de árvores nativas. Entre as espécies: bacupari (Garcinia gardneriana), jacarandá mimoso (Jacaranda mimosifolia), jabuticabeira (Plinia cauliflora), olandi (Calophyllum brasiliense Cambess), ipês (tabebuia alba), palmeira juçara (Euterpe Edulis), gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), e canafístula (Peltophorum dubium). Boa parte dessas árvores servirão ao plantio em áreas com estágio mais avançado de recuperação.

Após a ECO-92, conferência mundial de meio ambiente ocorrida no Rio de Janeiro, entre 3 e 14 de junho de 1992, o conceito de sustentabilidade incorporou a chamada responsabilidade socioambiental das empresas que utilizam recursos naturais como matéria-prima de seus produtos e disponibilização no mercado. A destinação de mudas nativas para áreas de recuperação, pela Sulcatarinense, também alcança o projeto de revitalização da mata ciliar do Rio Areias, em Governador Celso Ramos, onde o Comitê Tijucas-Biguaçu mantem parceria com o Instituto Çarakura, Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio), e Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.