Rio Tijucas

PROJETO INFORMAR TEM APOIO DA UFSC Destaque

25/03/2017

Em visita, na manhã desta sexta-feira, 24/3, ao Laboratório de Biologia de Teleósteos e Elasmobrânquios (Labitel), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu, Tiago Martins e William Brenuvida, receberam apoio do professor-doutor Renato Hajenius Aché de Freitas para o Projeto Informar: tubarões e raias.

Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2011, Renato Hajenius Aché de Freitas é Professor da UFSC, e está no Labitel com pesquisas muito avançadas sobre vida dos tubarões e raias. O professor foi convidado e aceitou participar do projeto, onde vai apresentar um importante capítulo no livro que narra as experiências e observações de pescadores dos municípios de Bombinhas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Tijucas.

O Informar é um projeto coordenado pelo engenheiro de aquicultura, Tiago Manenti Martins, técnico do Comitê Tijucas-Biguaçu, e financiado pelo Instituto Linha D’água de São Paulo. O projeto prevê a edição de um livro e vídeo-documentário que revele as percepções de pescadores artesanais acerca da pesca dos elasmobrânquios, que na linguagem popular são os tubarões e raias de várias espécies. A partir de um questionário elaborado e metodologia apropriada, 100 pescadores, em quatro municípios da Baía de Tijucas fornecem entrevistas e conhecimentos. Além da publicação do livro e documentário, serão oferecidas palestras para os pescadores e população da bacia hidrográfica.

Com previsão para término em setembro deste ano, o Informar já entrevistou mais de 30 pescadores, visitou colônias de pescadores, e conta com o apoio da UFSC, do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio), e Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Rebio). De acordo com o professor Renato Hajenius Aché de Freitas, “A Baía de Tijucas é um importante ecossistema para criação de diversas espécies, e quando investigamos o desaparecimento de espécies, para além da Baía de Tijucas, nós podemos entender como isso afeta a vida do pescador e de suas famílias. Nós agradecemos o convite para participação do Informar”.

Participou, como observadora, a fotógrafa Dayane Soares, vencedora da última Maratona Fotográfica promovida pelo Comitê Tijucas-Biguaçu. Novo edital para a próxima edição da Maratona Fotográfica deve ser veiculado em breve, com o tema: “O rio que temos”.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.