Rio Tijucas

BOMBINHAS E A TRANSPOSIÇÃO DO TIJUCAS Destaque

08/04/2017

Reunião debate metas e compromissos para resolver a falta de água que atinge mais de 300 mil pessoas no principal destino turístico catarinense. Parceria deve levar água e trazer melhorias para região.

Por William Wollinger Brenuvida

Os constantes problemas de abastecimento de água no município de Bombinhas que sempre chamou a atenção da diretoria e equipe técnica do comitê Tijucas-Biguaçu resultou em um encontro, na sede do comitê, em Tijucas, na manhã desta sexta-feira, 7/4, com membros da Águas de Bombinhas (Aegea), concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Bombinhas; do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tijucas (Samae); da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tijucas; e do Comitê Tijucas-Biguaçu. O tema? A transposição do Rio Tijucas.
Bombinhas é o menor município do Estado de Santa Catarina, e talvez aquele que mais sofra por falta de água na região litorânea. Emancipado de Porto Belo em 1992, faz parte dos 14 municípios inseridos na Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu. A população de Bombinhas que não ultrapassa 15 mil habitantes, vê uma transformação vertiginosa na alta temporada de verão, quando recebe uma população flutuante de mais de 300 mil visitantes.

Transposição e metas
A concessionária bombinense prevê a captação de água diretamente do Rio Tijucas. A transposição, de acordo com a Águas de Bombinhas, é necessária porque a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Zimbros tem vazão de 40 litros por segundo (l/s), e os poços de Mariscal e Canto Grande apenas 4 l/s para reservação de água. A reservação atual que é de 950 metros cúbicos (m³), mesmo com alguma ajuda do município de Porto Belo é incapaz de suprir a demanda por água potável na cidade, que no verão faz uso recorrente de caminhões-pipa. Bombinhas é o segundo maior destino turístico do Brasil, e no verão sofre com a falta de água.

Para Thaís Forest Gallina, engenheira da Águas de Bombinhas, a captação e transposição do Rio Tijucas não vai afetar a captação e distribuição de água para Tijucas, e para outros municípios da bacia hidrográfica. “Nós apenas vamos retirar a quantidade possível para suprir a demanda do município de Bombinhas. Todos os estudos necessários foram e estão em curso para cumprir a legislação federal, estadual e municipal. Esta é única forma de garantir água para os bombinenses.”, observa a engenheira.

Neste primeiro encontro, os representantes do município de Tijucas, Jorge Stel, do Samae, Narbal Andriani Junior, do Meio Ambiente, José Leal, vereador e representante do comitê se mostraram preocupados com as duas primeiras alternativas propostas, quais sejam, a de aumentar a captação da Praia do Triste, em Bombinhas; e aquela que prevê a captação de água do Rio do Oliveira, em Tijucas. Essa atitude mostra que apesar dos representantes serem de Tijucas, estão pensando na região como um todo. A atitude mais provável é mesmo a captação e transposição do Rio Tijucas.

Os representantes tijuquenses e o vice-presidente do Comitê Tijucas-Biguaçu, o engenheiro florestal Edison Baierle, se mostraram favoráveis a esta iniciativa desde que sejam seguidas regras técnicas e acordos com os 14 municípios da região hidrográfica. De acordo com Edison Baierle, o comitê é o foro para se debater essa alternativa. “Nós atuamos em outros conflitos na bacia e a população (da bacia) é o lugar de escuta de todos. Antes de um município realizar uma obra importante que envolva a água da população, ele deve consultar o comitê de bacias. Nós apoiamos a iniciativa desde que exista um compromisso firmado com os programas e projetos do comitê, e dos 14 municípios envolvidos no processo.”, salienta Edison Baierle.

Posição idêntica tem o diretor do Samae de Tijucas, Jorge Steil: “Nós buscamos o que é melhor para a população. Não somos egoístas e precisamos ajudar os municípios-irmãos da região, mas nós precisamos entender que Tijucas deve ser consultada de todos os passos desse projeto (de transposição), e que, nenhum habitante de Tijucas possa ficar em prejuízo por quaisquer obras que afetem direta ou indiretamente o município. Se houver um compromisso firmado, o diálogo existe.”, diz Jorge Steil.

Entre os princípios de um comitê de bacias hidrográficas está aquele que se revela mais relevante: garantir água em quantidade e qualidade para o cidadão, sem esquecer de matar a sede dos animais. Se para garantir esse objetivo o comitê tiver que resolver conflitos de interesses, que essa resolução seja feita a partir do diálogo, da escuta das comunidades, empresas e setores governamentais. Estão previstas diversas ações entre as quais: apoio ao Projeto Peixe Juca para monitoramento da água em 14 municípios; Pacto pela restauração da Mata Ciliar; disponibilidade de dados e informações; ações conjuntas. Outras reuniões com a prefeitura e órgãos de Tijucas e região serão realizadas em breve.

Participaram da reunião: Ana Maria Pattaro, Aegea; Arielle Castellen Gall, Aegea; Carolini Machado Rublo da Cruz, Samae; Edison Roberto Mendes Baierle, Comitê Tijucas-Biguaçu; Jorge Steil, Samae; José Leal Silva Junior, Comitê Tijucas-Biguaçu; Joseane Cavalcanti Dias, Aegea; Narbal Andriani Junior, Sec. Meio Ambiente; Thaís Forest Gallina, Aegea; Tiago Manenti Martins, Comitê Tijucas-Biguaçu; William Clemes, ambiental; e William Wollinger Brenuvida, Comitê Tijucas-Biguaçu.