Rio Tijucas

ESCOTISMO E NOVOS PARCEIROS REALIZAM LIMPEZA DE PRAIA Destaque

28/09/2015

Dia Internacional da limpeza de praia realiza um mutirão em defesa do meio ambiente. Ação fez parte da mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas

(*) Por William Wollinger Brenuvida

Lobinhos, golfinhos, e tartarugas. Para cada faixa etária, uma disposição de tarefas. Para cada classificação ou ordem, a distribuição de trabalhos, deveres, e tomada de decisões. As tartarugas cuidam, além de suas funções, dos golfinhos. Os golfinhos monitoram os passos dos lobinhos. Cada qual aprende que ser solidário ao outro é uma questão de sobrevivência. Três palavras são conhecidas do dicionário do escoteiro: Lealdade, cordialidade, e disciplina. Foi num espírito de união e dedicação, principalmente à natureza, que mais de 30 escoteiros se juntaram aos voluntários que na manhã e tarde do dia 19 de setembro de 2015, estiveram presentes ao mutirão para limpeza da praia e costão do Perequê, em Porto Belo/SC. Certamente, o dia mundial pela limpeza de praias nunca será mais o mesmo para o Grupo de Escoteiros Nova Ericeira, onde o primado da solidariedade ambiental é levado a sério por lobinhos, golfinhos, e tartarugas.

No último dia 19.09, com apoio da Vonpar S.A., empresa usuária de água e parceira do Comitê Rio Tijucas, realizou-se etapa do Dia Mundial de Limpeza de Praias, em Porto Belo/SC. A Vonpar tem sede em Porto Alegre/RS, mas atua em Santa Catarina desde 1993 – e com fábrica de refrescos em Biguaçu/SC. O Comitê Rio Tijucas foi responsável pelo trabalho de mobilização, e assim convidou o Grupo de Escoteiros Nova Ericeira, o Lions Clube, a Prefeitura de Porto Belo, e diversos voluntários que se somaram ao mutirão de limpeza da praia e costão do Perequê, em Porto Belo/SC.
Limpeza de praia, escotismo e sensibilização social

O dia mundial de limpeza de praias, oficialmente, acontece a cada dia 20 de setembro de cada ano. Em Santa Catarina, a limpeza de praias foi realizada sábado, 19 de setembro, em vários pontos do litoral por um motivo estratégico e circunstancial: a previsão de fortes chuvas para o domingo. Sob a influência do evento climático El Niño, Santa Catarina é um estado que se caracteriza por um elevado índice de chuvas no mês de setembro. Assim as municipalidades e instituições de preservação estiveram atentas aos boletins climáticos fornecidos, principalmente pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, o Ciram.

A limpeza da praia do Perequê, em Porto Belo/SC, contou com a ajuda de moradores, voluntários do Lions Clube, da empresa Vonpar S.A, e principalmente dos escoteiros do Grupo Nova Ericeira. O escotismo que é um movimento mundial fundado por Baden-Powell, em 1907. Esse movimento prega valores como: altruísmo, responsabilidade e respeito, além da disciplina. Esse componente serviu para mobilizar crianças e adolescentes que estiveram presentes a limpeza de praia do Perequê.
Coleta seletiva e meio ambiente

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas opera em 13 Municípios – este ano está recebendo o Município de Antonio Carlos, e integralmente o Município de Biguaçu. A escolha para a limpeza de praias em Porto Belo, porém, veio por meio de um diálogo com vários parceiros do Comitê. A Vonpar S.A., que já apoiou a limpeza de praias no Balneário São Miguel, em Biguaçu; e na praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, indicou a ação em Porto Belo. Em breve, a ação de limpeza de praias vai ocorrer em vários pontos, em rios e mar, onde o Comitê Rio Tijucas atua.

Apesar do Município de Porto Belo possuir um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos, a limpeza da praia do Perequê mostrou que a ação foi mais que necessária. A Vonpar S.A., levou dois caminhões para o local da limpeza: um com materiais para montagem das barracas, alimentação, e equipamentos de segurança (luvas, sacos plásticos, ferramentas); e outro, exclusivamente, para recolhimento dos sacos de lixo. Esse caminhão-caçamba saiu do local carregado. Boa parte do lixo foi proveniente do costão rochoso, que possui também uma pequena praia. Muito do lixo encontrado é oriundo das correntes marinhas.

(*) William Wollinger Brenuvida. Jornalista (5177/SC).