Rio Timbó

Comitê Timbó Fortalece Compromisso com a Sustentabilidade no XI Encontro Planorte Água e Solo Destaque

25/08/2023

O Comitê Timbó participou do XI Encontro Planorte Água e Solo, que ocorreu em Irineópolis-SC no dia 24 de agosto. Este evento anual, realizado por meio da colaboração entre diversas entidades, teve como propósito primordial a intensificação da conscientização e o estímulo a práticas sustentáveis relacionadas à gestão da água e do solo na região do Planalto Norte Catarinense.

A presença do Comitê Timbó no evento reforçou a sua dedicação à preservação dos recursos hídricos e do solo. O comitê não somente participou ativamente, mas também compartilhou informações e conhecimentos valiosos, destacando o papel essencial que desempenha na promoção de práticas sustentáveis e na salvaguarda dos recursos naturais.

A programação abrangente do Encontro Planorte Água e Solo proporcionou uma oportunidade enriquecedora para todos os participantes. Através de palestras informativas, temas como agricultura conservacionista e manejo do solo foram explorados com profundidade. Além disso, as atividades práticas permitiram que os participantes se envolvessem diretamente com tecnologias de captação de água da chuva, aplicação e plantio consciente, entre outros tópicos relevantes.

A colaboração entre diversas entidades na organização do evento ressaltou a sua importância multifacetada. Entre essas instituições, o Comitê Timbó, assim como a entidade executiva Univille, que desempenhou um papel ativo na distribuição de materiais informativos dos comitês. Esta representatividade acentuou ainda mais a relevância do encontro como um espaço crucial para a conexão e a colaboração entre distintas instituições comprometidas com a conservação dos recursos hídricos e do solo na região.

Originado em 2012, o Programa Uso Racional de Água e Solo do Planalto Norte Catarinense (Planorte Água e Solo) ganhou destaque através da colaboração entre diversas entidades, onde o Comitê Timbó faz parte do Núcleo Gestor do evento, consolidando-se como um ponto de referência em Santa Catarina.

O Encontro Planorte Água e Solo, ocorrido em 24 de agosto, desempenha uma função primordial ao estimular debates e ações práticas voltados à conservação destes recursos naturais vitais para o Planalto Norte Catarinense. Por meio de palestras elucidativas, atividades práticas e o compartilhamento de experiências, o evento contribuiu significativamente para o enriquecimento do conhecimento e para o fortalecimento do compromisso com a sustentabilidade da região.