Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do 

Rio Timbó

Entidade Executiva

A Associação de Proteção das Águas do Planalto de Santa Catarina (APASC) é a Entidade Executiva que operacionaliza as ações e projetos dos Comitês Canoas-Pelotas, Timbó e Canoinhas e Afluentes do Rio Negro. A intenção da APASC é funcionar como Secretaria Executiva para os três comitês, na qualidade de Agência de Água.

Ou seja, ela presta apoio de forma técnica e administrativa, com vistas à gestão dos recursos hídricos, promovendo o planejamento, a execução e o acompanhamento de ações, programas e projetos dos colegiados.

Histórico

A APASC foi criada em 2010 por membros do então Comitê Canoas (atual Canoas-Pelotas), com o nome Associação de Proteção das Águas da Serra Catarinense. A intenção era servir como Secretaria Executiva e auxiliar na operacionalização das ações da área compreendia como Região Hidrográfica 04.

A entidade seguiu o plano e realizou os trabalhos até 2016. Nesse ano, após reunião em Assembleia, os membros da APASC mudaram o Estatuto, ampliando sua área de atuação para a Região Hidrográfica 05, a qual compreende as Bacias Hidrográficas do Timbó e do Canoinhas e Afluentes do Rio Negro. Desde então, a APASC atua como Entidade Executiva destes comitês, além do Canoas-Pelotas.

Essa mudança não influenciou apenas na área de abrangência. Como a entidade passou a operacionalizar atividades dos comitês do Planalto Norte, o nome da APASC foi alterado para Associação de Proteção das Águas do Planalto de Santa Catarina.

Vale ressaltar: as alterações foram realizadas para atender um novo modelo proposto pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), de trabalhar em blocos de comitês, com o objetivo de otimizar o acompanhamento e fortalecimento dos colegiados de Santa Catarina.

As alterações ocorreram devido à Lei n° 13.019, de 31 de Julho de 2014, conhecida também como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que veio para regulamentar o regime jurídico no que tange as parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Membros APASC

CARGO

NOME

Diretor Presidente

José Francisco Woehl

Diretor Vice Presidente

Zuleide Aparecida Mota Borges

1° Secretário

Maria Isabel dos Santos

2° Secretário

Michelle Pelozato

1° Tesoureiro

Angélica da Silva

1° Conselheiro

João Vitor Daufembach Matias

2° Conselheiro

Julio Ilsomar Chaikowsk

3° Conselheiro

Sandro Ivaldo Varela

 

CONSELHO FISCAL

CARGO

NOME

1° Titular

Rodrigo Silva

2° Titular

Edson Antocheski

3° Titular

Ênio Mota Pereira

1° Suplente

Hélio Daniel Costa

2° Suplente

Roberto Adriano Hoper

3° Suplente

Susane de Souza Sasso

 

EQUIPE TÉCNICA

CARGO

NOME

Coordenador

Douglas Prado Marcos

Consultor Técnico

Pedro Rey

Consultora Técnica

Fernanda Maria Haiduk

Consultora Técnica

Tatiana Arruda Correia

Técnica Administrativa

Caroline Brocardo de Brito

Jornalista

Diógenes Manfroi de Barros

Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros

(48) 3665-4200

Horário de Atendimento:

2a a 6a | 12h às 19h

Rod SC 401, km5, 4756 Ed. Office Park, bl. 2

Saco Grande, Florianópolis CEP 88032-00