Rio Timbó

Comitê Timbó Participa de Visita Técnica à SANEPAR Destaque

25/08/2023

Membros e técnico do Comitê Timbó, em conjunto com representantes da sociedade civil, teve um papel essencial durante uma visita técnica à SANEPAR, realizada neste dia 23. A comitiva, composta pelo Prefeito de Porto União, Secretário de Meio Ambiente, Secretário da Agricultura, Vereadores, Polícia Militar Ambiental, membros de conselhos municipais, e presidentes de associações de moradores, teve a oportunidade de conhecer de perto as operações das estações de tratamento de água e esgoto da SANEPAR, com suas instalações na cidade gêmea de União da Vitória- PR, responsável pela prestação do serviço de saneamento básico em Porto União - SC.

O foco da visita foi entender os processos que garantem o fornecimento de água potável de qualidade, desde sua captação no Rio Iguaçu até a entrega nas residências, e a gestão adequada dos resíduos de esgoto. Durante a explanação, foram destacados o grande investimento na nova ETA, e os desafios relacionados a expansão da rede coletora de esgoto e as construções das novas ETEs. O recente comprometimento tem como objetivo garantir que até 2033 mais de 90% da cidade tenha acesso adequado a redes de água e esgoto.

A presença ativa do Comitê Timbó durante essa visita técnica reforça o compromisso do grupo com o progresso sustentável da cidade, com a melhoria dos serviços públicos essenciais e dedicação ao bem-estar da comunidade e ao desenvolvimento responsável.