Rio Timbó

Webinário aborda ações para combater a escassez hídrica em Santa Catarina Destaque

01/10/2021

Os Comitês do Planalto de Santa Catarina acompanharam o Webinário desenvolvido pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema) de Santa Catarina, integrada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) na última segunda-feira (27/09). O debate abordou experiências de ação e combate à escassez hídrica no estado.

O evento iniciou com o projeto "Olho na água", do Comitê Antas. Nele, foi abordado sobre a questão de escassez hídrica na região do Extremo Oeste e como o projeto atua na produção de fontes de água e cisternas para melhorar a qualidade do recurso de propriedades rurais. O “Olho na Água” é desenvolvido em parceria com a Epagri, Defesa Civil e Prefeitura de Palma Sola.

Posteriormente, o Comitê Chapecó e Irani abordou as ações da Câmara Técnica de Crise Hídrica a partir da situação de escassez. Após isso, foi a vez dos Comitês Araranguá e Urussanga falarem sobre as pactuações para as medidas de segurança hídrica na região do extremo sul de Santa Catarina.

Por fim, o Coordenador da Câmara Técnica de Mediação de Conflitos do Comitê do Rio do Peixe, Maurício Perazzoli, mostrou um passo a passo de como o grupo lidou com a estiagem na região, a qual estava com índice pluviométrico abaixo da média, o que comprometeu o abastecimento de água em cidades da localidade.

“Os Comitês de SC já tem um bom tempo de atuação, mas nem todos estavam acostumados a tratar do tema da escassez hídrica. Com essa estiagem que vem ocorrendo desde 2019, quase todas as bacias começaram enfrentar esses problemas e os colegiados, que ainda não estavam acostumados a tratar do assunto, rapidamente se organizaram e criaram suas Câmaras Técnicas e abriram discussões”, observa o Gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da SEMA, Vinícius Tavares Constante.

O evento é parte do Plano de Capacitação Continuada em Recursos Hídricos de Santa Catarina (PCRHI-SC). Segundo Constante, a ideia é que os webinários sejam semestrais. A intenção é criar mais um espaço de interlocução e diálogo entre os comitês e os atores das bacias hidrográficas do estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Timbó.