Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Realizada XXIX Assembleia Geral Ordinária do Comitê Itapocu Destaque

11/03/2015

O Comitê Itapocu realizou no dia 11 de março às 14h00h, no auditório da AMVALI, a XXIX Assembleia Geral Ordinária, com a seguinte ordem do dia:  1) Aprovação da ata XXVIII Assembleia Geral Ordinária; 2) Correlação de dados históricos de qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Piraí em Joinville – Kaethlin Katiane Zeh; 3) Relatório de atividades do Comitê Itapocu em 2014; 4)Prestação de contas do Projeto Fundo FEHIDRO 2014 e; 5) Palavra Livre.

Esta assembleia contou com 27 participantes, representantes de 19 entidades. Foi conduzida pelo Presidente Sérgio Victor Santini, o qual teve a seu lado o Vice-Presidente Leocádio Neves e Silva (FUJAMA) e a Secretária Executiva Karine Holler (AMVALI).

Para dar início, Santini colocou a ata em aprovação, a qual foi aprovada por unanimidade e será disponibilizada no site do comitê http://www.comiteitapocu.org.br/

Em seguida foi apresentado por Kaethlin, o Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIVILLE, Correlação de dados históricos de qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Piraí em Joinville”.  O objetivo desta pesquisa foi contribuir com a complementação do banco de dados de qualidade de água existente de forma a fornecer subsídios para a gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.  Os objetivos específicos  foram:

• Correlacionar dados de qualidade de água utilizando a série histórica disponibilizada pela Companhia Águas de Joinville, entre os anos de 2008 a 2013 referente a seis pontos amostrais situados na Bacia Hidrográfica do Rio Piraí;
  • Verificar a conformidade dos padrões dos parâmetros analisados com a Resolução CONAMA nº 357/2005;
  • Avaliar o grau de trofia de rios da Bacia Hidrográfica do Rio Piraí.

Foram analisados dados de qualidade da água provenientes da Companhia Águas de Joinville, de seis pontos amostrais com uma série  histórica dos anos de 2008 a 2013.

A pesquisa indicou que os usos do solo atrelados à interferência antrópica e sua sinergia com o alto índice pluviométrico, refletem preponderância sobre os efeitos adversos à qualidade da água, quando comparados a fatores naturais na Bacia do Rio Piraí. Em relação a qualidade da água, a pesquisa apontou que os parâmetros legislados, todos estiveram  em desconformidade com a Resolução CONAMA 357/2005 para os usos de águas doces classe 2.

A classificação dos estados tróficos revelou grande disponibilidade de fósforo. Esse cenário de deterioração da qualidade da água indica a necessidade de adoção de estratégias para o controle de fósforo; adoção de medidas preventivas e corretivas relacionadas a:  esgotos; drenagem pluvial e agricultura.

Esse estudo sobre a qualidade de água na Bacia do Piraí é importante para a tomada de decisão quando for proposto reenquadramento dos cursos d’água da Bacia do Itapocu e também para evidenciar a importância de o Comitê Itapocu exercer o cadastramento de usuários de água, haja vista que elevados volumes de água tem sido utilizados em determinados usos, como a rizicultura, para assim poder incitar maior consciência da importância deste recurso natural vital à vida.

Dando sequência, a consultora da SDS para o Comitê Itapocu, Anja,  apresentou o relatório das atividades anuais de 2014, o qual foi encaminhado para a Diretoria de Recursos Hídricos da SDS/SC . Após a apresentação, o mesmo foi posto em votação pelo Presidente e aprovado por unanimidade. Por fim Santini apresentou a prestação de contas do comitê referente ao FEHIDRO de 2014, o qual por sua vez também foi aprovado pelas  entidades  presentes.  Tanto o relatório anual quanto a prestação de contas serão disponibilizados no site do comitê.

Na palavra livre, o primeiro assunto foi sobre a Semana da Água, onde Márcio falou sobre a iniciativa do Clube de Canoagem Kentucky,  que no dia 22 de Março fará a limpeza das margens do Rio Itapocu, iniciativa que terá apoio da prefeitura e deverá contar com apoio do Comitê.   Karine apresentou que o  Samae de Jaraguá do Sul, em parceria com a Amvali e o Comitê Itapocu  irão realizar o evento: A Água no contexto atual. Serão realizadas duas palestras, “A Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu” e “A estrutura e os números em Jaraguá do Sul” em seguida uma mesa redonda para discussão da Prevenção, Planejamento e Ações para garantia da segurança hídrica.

Será no dia 24 de março, às 8 horas, no auditório da Católica de Santa Catarina.

Inscrições: http://www.amvali.org.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/57450

Ao final, a consultora Anja comunicou que na próxima semana estará disponível o veículo Ford Ranger ano 2011, na SDS/SC, para uso exclusivo do comitê  e que no dia 19 de março a SDS estará promovendo um evento alusivo ao Dia Mundial da Água na ALESC onde os membros do Comitê Itapocu estão convidados a participar.