Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Bacia do Rio Itapocu possui Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico Integrado Destaque

03/02/2015

No dia 11 de dezembro, após a  Assembleia do Comitê, foi lançado oficialmente o Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico da Bacia do Rio Itapocu. Prestigiaram o evento o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Alcides Pavanello, o gerente regional da EPAGRI, Onévio Zabot, o coordendor regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, os homenageados e convidados.

O Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico da Bacia do Itapocu é uma parceria entre as instituições EPAGRI/CIRAM, Malwee Malhas, Defesa Civil de Jaraguá do sul e Usina Rio Vermelho de Energia, as quais repassam os dados hidrometeorológicos de suas redes de monitoramento para o nosso sistema integrado.

Em relação à prevenção de cheias, o sistema de monitoramento é uma medida não estrutural, uma ferramenta de gestão fundamental para monitorar eventos hidrológicos críticos e juntamente com a Defesa civil dos municípios estabelecer níveis de alerta à população.

Esta necessidade surgiu no âmbito da Câmara Técnica de Prevenção de Cheias e Colegiado de Defesa Civil da AMVALI e AMUNESC, visto a recorrência de chuvas intensas e prolongadas que causaram inundações e alagamentos e trouxeram imensos prejuízos sociais e econômicos aos municípios da bacia.

Este foi elaborado no segundo semestre de 2014 com Recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina (SDS/SC) e do Programa SC Rural.

Quem desenvolveu o sistema de Monitoramento foi o analista Cassio Rogerio Eskelsen da empresa blumenauense 3GEO, a qual presta assessoria para o Comitê Itapocu e AMVALI.

Os parceiros  foram homenageados com a entrega de um certificado de reconhecimento pela expressiva colaboração para o desenvolvimento do Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico.

O monitoramento pode ser consultado no site do comitê:  http://www.comiteitapocu.org.br/