Rio Itajaí

Comitê do Itajaí divulga sua experiência sobre a campanha “Semana da Água” durante a 46ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento

21/05/2016

No dia 19 de maio o Consultor Técnico do Comitê do Itajaí Willian Goetten, participou da 46ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) em Jaraguá do Sul. Durante o evento o consultor apresentou o trabalho técnico intitulado “Educação sanitária e ambiental como instrumento de conscientização sobre a importância do saneamento básico na bacia hidrográfica do rio Itajaí”. O trabalho foi baseado na experiência de mais de 15 anos do Comitê do Itajaí na realização de campanhas de conscientização sobre a gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica. As campanhas que historicamente acontecem no final de setembro ficaram conhecidas como “Semana da Água”. Ao longo dos anos o Comitê do Itajaí trabalhou os mais diversos temas em suas campanhas, sendo o saneamento básico um dos assuntos recorrentes.

Em 2015 o tema da campanha mais uma vez foi o saneamento básico. Com o slogan “Água limpa somente com esgoto Tratado” a edição de 2015 da “Semana da Água” foi celebrada entre os dias 21 e 27 de setembro, atingindo diretamente mais de 12 mil pessoas ao longo da bacia hidrográfica do rio Itajaí.  Esta edição da “Semana da Água” foi idealizada pelo Comitê do Itajaí em parceria com a Associação dos Munícipios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária dos Munícipios da AMMVI (CTVISA).

A campanha lançada com o título "Quem previne, preserva” teve como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da instalação, manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar.