Rio Itajaí

Consultor do Comitê do Itajaí apresenta resultados do diagnóstico sobre saneamento na Câmara de Vereadores de Benedito Novo

21/05/2016

No dia 10 de maio o Consultor Técnico do Comitê do Itajaí Willian Goetten, apresentou na Câmara de Vereadores de Benedito Novo os resultados do Projeto Piloto coordenado pelo Comitê do Itajaí para obtenção do diagnóstico sobre a situação do saneamento básico no município. O estudo realizado em 2015 durante a campanha da Semana da Água, teve como parceiros a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMMVI), a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a própria prefeitura de Benedito Novo. Durante sua fala o consultor apontou os principais resultados do diagnóstico em Benedito Novo. Segundo Willian apenas 70% da população amostrada possui o sistema integrado de fossa séptica e filtro anaeróbio instalado. Outro dado que chamou bastante a atenção foi o número munícipes que declararam que realizam a limpeza regular do sistema, apenas 42% dos entrevistados sinalizaram positivamente para a limpeza. Ao todo foram amostrados quatro distritos do município, cobrindo todo a área urbana. Os dados levantados durante o projeto servirão de base para a revisão do plano municipal de saneamento básico. Ao final da apresentação os vereadores presentes comentaram sobre a importância de se conhecer a realidade local para promover o adequado investimento público na área. O encontro contou ainda com a participação do Prefeito Jean Michel Grundmann e dos técnicos municipais Flavio Holdorf e Marinite Floriani Beck.