Rio do Peixe e Bacias Contíguas

COMITÊ RIO DO PEIXE CRIA CÂMARA TÉCNICA PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA Destaque

Comitê Rio do Peixe

O Comitê do Rio do Peixe anunciou na terça-feira, 12 de maio de 2020, a criação de uma Câmara Técnica para mediar uma situação de conflito que está afetando o setor de abastecimento de água de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, devido aos baixos níveis de vazão do rio do Peixe. Através de videoconferência, a Câmara Técnica vai reunir, amanhã, 13 de maio, membros do Comitê e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), com a participação de vários setores de usuários e entidades públicas, para debater e buscar alternativas a fim de garantir o uso múltiplo das águas e atendimento dos diversos setores.

A estiagem na região tem afetado o desenvolvimento de atividades e, especialmente, o abastecimento público de água, que já enfrenta dificuldades de captação em quantidade necessária para atender a população. A mediação de conflitos é uma das principais ações de gestão de recursos hídricos desenvolvidas pelos comitês, em primeira instância.

A Câmara Técnica foi criada através de Resolução nº 01 de 08 de maio de 2020. O vice-presidente do Comitê, Mauricio Perazzoli, foi eleito coordenador e Edson Spier o relator da Câmara.

A reunião está marcada para iniciar às 08:30 horas através de videoconferência.

Ler 1896 vezes