Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Segunda etapa do Planejamento Estratégico ocorrerá no próximo dia 12 de março Destaque

26/02/2024

No dia 12 de março, o Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu realizará a segunda etapa para elaboração do Planejamento Estratégico. No encontro, que ocorrerá virtualmente, das 13h30 às 17h00, será tratado assuntos como Visão Estratégica e Missão para o CBH Antas e Afluentes do Peperi-guaçu.

O Comitê já realizou a primeira etapa em encontro presencial no dia 11 de dezembro de 2023, com a participação de doze representantes. A participação das organizações-membro é fundamental para legitimar as ações que serão desencadeadas nos próximos anos. O processo de elaboração do Planejamento é mais uma iniciativa que visa fortalecer as ações do Comitê Antas Peperi-guaçu nas comunidades em que atua. A iniciativa é coordenada pela entidade executiva Universidade do Contestado a qual assessora os Comitês do Agrupamento Oeste/Uruguai de Santa Catarina.

Os encontros para a formatação do Planeamento Estratégico são indispensáveis para elencar as prioridades, pontuar os desafios, promover uma reflexão de longo prazo e construir de forma democrática metas e estratégias em prol da gestão da água no território, delimitando aspectos como: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Todo esse processo de construção do Planejamento Estratégico resultará em um relatório que, quando finalizado, será apresentado aos membros do Comitê.

Ano de desafios

O ano de 2024 promete ser de grandes desafios para o Comitê. O órgão tem uma gama de atividades previstas, dando enfoque à gestão dos recursos hídricos. Além das capacitações e reuniões de rotina, o Comitê participará de uma série de eventos, fortalecendo ainda mais o seu papel dentro da sociedade.

Desde o ano passado, o Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs). A iniciativa, que engloba mais quatro CBHs, tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e tem como agência financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Assembleias Setoriais Públicas

Estão abertas até o dia 05 de abril, as inscrições para as Assembleias Setoriais Públicas (ASPs) do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu. As organizações-membro interessadas em se inscrever devem proceder o envio da documentação constante em edital. As ASPs ocorrerão no dia 15 de maio em diferentes horários, conforme a especificidade de cada segmento (órgãos do Governo Federal, Governo Estadual, Usuário da Água e População da Bacia). A Assembleias serão desenvolvidas de forma online. A posse das organizações, definidas nas ASPs, será no dia 1º de julho.