Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

I ERCOB SUL será em março Destaque

23/02/2024

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024 em Florianópolis/SC. O Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, sempre atento aos debates sobre as temáticas hídricas, será representado no evento. Será mais uma oportunidade singular para a aquisição de novos conhecimentos e compartilhamento de informações.

O objetivo do I ERCOB SUL, que contempla os três estados do Brasil, será promover a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, otimizando estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica.

Em sua primeira edição regional, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), juntamente com os Fóruns dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o evento demonstrará o comprometimento com a preservação ambiental, alicerçando parcerias estratégicas e contribuindo para a sustentabilidade hídrica da região Sul do Brasil.

Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024 estarão reunidos em Florianópolis, agentes dos governos e comitês de bacia para discutir importantes temas e capacitações envolvendo os recursos hídricos.

A programação para o dia 20 de março prevê capacitações em recursos hídricos e abordagem dos temas: Educação Ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos e Experiências exitosas dos Comitês de Bacias. Para o dia 21 de março estão programadas as seguintes abordagens: Panorama, avanços e desafios dos CBHs; Conflitos, outorgas, medicação e escassez de água; Ações estruturais e não estruturais para minimizar impactos das secas e inundações (segurança de barragens) e Monitoramento Hidrometeorológico e protocolos de ação para eventos hidrológicos críticos. No dia 22 de março os temas em enfoque serão: Avanços, desafios e perspectivas para a implementação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas da região Sul; Fortalecimento e sustentabilidade dos Comitês e órgãos gestores – Cobrança pelo uso dos recursos hídricos; Gestão compartilhada de bacias interestaduais – Uruguai-Iguaçú e, por fim. Assembleia Geral e Cerimônia do Dia Mundial da Água.

O I ERCOB Sul será mais uma oportunidade para que os representantes das organizações-membro do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu obtenham informações sobre as mais atualizadas e pertinentes temáticas relacionadas aos recursos hídricos. Durante o evento, serão aprofundadas muitas temáticas que impactam diretamente no cotidiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Os representantes interessados em participar do I ERCOB a ser realizado em Florianópolis/SC,  devem preencher o formulário de intenção de participação no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0yPF_X33A0jHOZzB4-DqPvV8hrA49XhlYBkrySv0aDUG2hQ/viewform?usp=sf_link . Maiores informações com a assessora técnica do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu Alessandra Kieling ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.