Rio Itajaí

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil participam da 3ª Reunião da CAT DE 2018

08/05/2018

No dia 18 de abril os membros da CAT realizaram a 3ª reunião de 2018. Foi pauta desta reunião:

1.    Aprovação da Ata da reunião anterior;

2.    Discussão e aprovação da proposta de regimento interno da CAT;

3.    Discussão do Processo 01/2018 - análise do Projeto de prevenção de desastres na bacia do Rio Itajaí proposto pela Secretaria de Estado da Defesa Civil;

4.    Assuntos gerais.

Quanto ao item três da pauta foi apresentado aos presentes na reunião 3 pareceres do Comitê do Itajaí sobre os projetos da JICA: Parecer nº10 Análise de Diretrizes Básicas propostas pela JICA para a elaboração do Plano Diretor de Prevenção de Desastres Naturais; Parecer nº 11: Medidas de prevenção e mitigação de desastres para a bacia do Itajaí (Projeto JICA) –Relatório intermediário; e Parecer nº 12: Medidas de prevenção e mitigação de desastres para a bacia do Itajaí (Projeto JICA) – Relatório intermediário. Além destes três documentos, a Sra. Simone relatou que foi apresentado pela Sra. Beate Frank, convidada da reunião, o documento “Flood Risk Management at River Basin Scale: the need to adopted a proactive approach” com orientações para gestão de risco.

Destacou-se na reunião a importância da presença dos técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) e de representantes dos consórcios contratados para elaboração dos projetos de prevenção de desastres na bacia do Rio Itajaí. A participação destes profissionais nas reuniões da CAT fortalece o diálogo estabelecido entre Comitê do Itajaí e SDC.